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Resenha do livro: POSTMAN, Neil. O Desaparecimento da Infância. Tradução: Suzana Menescal de A. Carvalho e José Laurenio de Melo. Rio d...

Visão Holística da Educação? O que vem a ser isso?


O que vem a ser isso?
Para entendermos a Visão Holística da Educação é necessário sabermos a sua origem. A palavra Holismo – vem do grego holon – significa inteiro, integral, totalidade, realidade, que faz referência a um universo feito de conjuntos integrados que não pode ser reduzido a simples soma de suas partes. 

A edu­ca­ção holís­tica busca desen­vol­ver e tra­ba­lhar com todas as inte­li­gên­cias, ou seja, com as inte­li­gên­cias múl­ti­plas, mas prin­ci­pal­mente com a inte­li­gên­cia emo­ci­o­nal, que é o pen­sar com o cora­ção, ao invés de só uti­li­zar a inte­li­gên­cia raci­o­nal, como sem­pre fomos con­di­ci­o­na­dos a fazer. Busca desen­vol­ver o raci­o­cí­nio uti­li­zando os dois lados do cére­bro ao mesmo tempo, prin­ci­pal­mente o lado direito que é o lado cri­a­tivo e intui­tivo, ao invés de uti­li­zar ape­nas o lado esquerdo do cére­bro, que é lógico e raci­o­nal. O lado esquerdo é a parte do cére­bro que a mai­o­ria das pes­soas tem sido con­di­ci­o­na­das a usar ao longo do tempo, atra­vés do sis­tema edu­ca­ci­o­nal car­te­si­ano e prus­si­ano (mili­tar) de nos­sas escolas.
Robin Ann Mar­tin, em 2003, des­creve uma situ­a­ção mais ampla, “Nos seus níveis gerais, o que difere a edu­ca­ção holís­tica das outras for­mas de edu­ca­ção são seus obje­ti­vos e metas, o foco de sua aten­ção no apren­di­zado expe­ri­men­tal e no sig­ni­fi­cado e impor­tân­cia que isso tem nos rela­ci­o­na­men­tos e nos valo­res huma­nos den­tro do aprendizado”.
A con­cep­ção de Holismo refere-se à idéia de que toda pro­pri­e­dade de um dado sis­tema, em qual­quer campo de estudo, não pode ser deter­mi­nada ou expli­cada ape­nas pela soma das par­tes dos seus com­po­nen­tes, mas pela sua inter-relação com o meio e com o todo.

“O termo Educação Holística foi proposto pelo americano R. Miller (1997) para designar o trabalho de um conjunto heterogêneo de liberais, de humanistas e de românticos que têm em comum a convicção de que a personalidade global de cada criança deve ser considerada na educação. São consideradas todas as facetas da experiência humana, não só o intelecto racional e as responsabilidades de vocação e cidadania, mas também os aspectos físicos, emocionais, sociais, estéticos, criativos, intuitivos e espirituais inatos da natureza do ser humano”. (Yus, 2002, p.16). 

A Visão Holística da Educação é um novo modo de relação do ser humano com o mundo; 
uma nova visão do cosmos, da natureza, da sociedade, do outro e de si mesmo. 
Segundo o Relatório da Comissão Internacional de Educação para a UNESCO, intitulado “Educação: um tesouro a descobrir”,1994 (que é a base para documentos e pareceres atuais do MEC, ex : PCN’s) são quatro os pilares básicos da Educação para o século XXI:
1)Aprender a fazer; 
2)Aprender a conhecer;  
3)Aprender a ser;  
4)Aprender a viver juntos.           

Para se alcançar estes pilares, a Visão Holística traça um perfil de um ser humano com as seguintes características:
1. Ativo e Autodeterminado: autonomia para a “reconstrução do mundo”;

2. Pacífico: sensibilidade e criatividade para a criação de formas de luta;

3. Solidário: opõe-se ao acúmulo de bens como fonte de poder. Busca a justiça social;

4. Autoconsciente: busca da felicidade, bem-estar e paz, desde que atendidas as necessidades básicas de sobrevivência;

5. Intuitivo e dotado de visão holística: Intuição que alimenta hipóteses dentro de uma perspectiva interdisciplinar;

6. Pleno de amor: o amor descarta a competição, o egoísmo, a inveja, etc. Estimula a adesão, a participação e ao “compartilhar”;

7. Sensível ao belo e criativo: observar, sentir, captar, empolgar-se com detalhes do mundo;

8. Voltado ao espiritual: ser espiritualizado significa buscar internamente um encontro com a manifestação divina que existe em cada um de nós.  Não se trata de religião. Refere-se à idéia de que toda propriedade de um dado sistema em qualquer campo de estudo não pode ser determinada ou explicada pela soma das partes dos seus componentes. 

"O todo é maior que a soma das partes".  (Aristóteles)         

A Visão Holística na Educação contribui para:
a) Perceber o aluno como ser integral, considerando suas vivências culturais, familiares, histórico psicossocial e afetivo;
b) Aprender a conviver  com o aluno, entender o papel do docente no processo educacional;
c) Experiências em atividades de grupo; (valorizando as relações e respeitando o outro com suas diferenças) 

Referência: https://fmaria.wordpress.com/visao-holistica-da-educacao/
http://mensageirosdoamanhecer.org/o-que-e-a-educacao-holistica/

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