Postagem em destaque

Resenha do livro: POSTMAN, Neil. O Desaparecimento da Infância.

Resenha do livro: POSTMAN, Neil. O Desaparecimento da Infância. Tradução: Suzana Menescal de A. Carvalho e José Laurenio de Melo. Rio d...

Videoteca

Neste cantinho eu vou falar dos filmes que mais gostei de ver.
Espero que gostem!




Maria Montessori - Uma Vida Dedicada às Crianças




Sinopse :
Os principais momentos da trajetória de Montessori - a graduação em Medicina, a militância feminista, o trabalho pioneiro com crianças deficientes, a fundação da "Casa das Crianças", a relação com o filho Mario, etc.
Um filme fundamental para todos interessados em saber mais sobre a vida e a obra de uma das maiores humanistas do século XX.
Direção : Gianluca Maria Tavarelli
Elenco : Paola Cortellesi, Massimo Poggio, Gianmarco Tognazzi, Alberto Cracco, Alessandro Lucente,
Idioma: Italiano
Legenda: Portugues
Formato De Tela : Widescreen Anamórfico 1.85:1 - 200 Minutos - Colorido - 2007





















O corajoso coração de Irena Sendler



Sinopse: Baseado na verdadeira história de Irena Sendler, uma assistente social polaca que durante a Segunda Guerra Mundial ajudou a salvar cerca de 2500 crianças Judias, contrabandeando-as para fora do Gueto de Varsóvia. Depois ela acabou presa pelos Nazis.
Filme produzido para a televisão, que foi indicado a vários Prémios Emmy….

Título Original: The Courageous Heart of Irena Sendler
Título Traduzido: O Coração Corajoso de Irena Sendler
Gênero: Biography | Drama
Duração: 96min
Ano de Lançamento: 2009
Tamanho: 600 MB
Formato: DVDRip
Direção: John Kent Harrison
Resolução: 512 x 384
Frame Rate: 23 FPS
Idioma: Inglês



Sinopse



Evan, garoto criado em um orfanato, possui um dom musical impressionante. Ele é o fruto do encontro apaixonado da violoncelista Lyla e do roqueiro Louis, que foram tragicamente separados pelo pai de Lyla. Cada um seguiu seu caminho, sem saber que Evan estava vivo, e com a única certeza de que haviam sido feitos um para o outro. Evan, em seu coração, nunca perdeu a esperança de encontrar seus pais. Em sua incrível busca, ele foge para Nova York, onde recebe a ajuda do "Mago", um empresário de rua. Uma história comovente, sobre a magia da música e o poder do amor.





Sobrevivendo com Lobos


1942. Bruxelas. A menina Misha, de sete anos de idade, começa uma viagem desesperada, para escapar dos nazistas e encontrar seus pais. Sozinha, traumatizada, terrivelmente vulnerável, sua salvação chega na forma de uma família de lobos, que a adotam. Um amor único e poderoso se desenvolve gradualmente entre a menina e seus protetores. Misha passa por muitos episódios –

algun s trágicos, alguns engraçados – mas todos intensamente comoventes. Os lobos vão ajudar a menina a sobreviver e dar-lhe forças para continuar sua missão.

Elenco:

Mathilde Goffart … Misha
Yaël Abecassis … Gerusha


Guy Bedos … Jean


Michèle Bernier … Marthe


Benno Fürmann … Reuven


Anne-Marie Philipe … Mme Valle


Franck de la Personne … M. Valle


              Marie Kremer … Janine
Ficha Técnica

Título no Brasil:  Sobrevivendo com Lobos
Título Original:  Survivre avec les loups


País de Origem:  França / Bélgica / Alemanha


Gênero:  Drama


Tempo de Duração: 118 minutos


Ano de Lançamento:  Direto em DVD – Fevereiro de 2010 no Brasil


Estúdio/Distrib.:  Paramount / Dreamworks


Direção:  Vera Belmont


Ambientado no interior da Inglaterra vitoriana, o filme mostra os não poucos dilemas vividos por Charles Darwin nos anos que antecederam a publicação de A Origem das Espécies, em 1859. 




Minha vida na outra vida














Pela primeira vez na história, um filme retrata, com fidelidade, lógica e respeito, a reencarnação, tema de interesse de milhões de pessoas em todo o mundo. Baseado em fatos reais relatos no livro autobiográfico de Jenny Cockell, Minha Vida na Outra Vida conta a história de Jenny, uma mulher do interior dos Estados Unidos, que tem visões, sonhos e lembranças de sua última encarnação, como Mary, uma mulher irlandesa que faleceu na década de 30. Intrigada, Jenny sai em busca de seus filhos da vida passada. Tem início uma jornada emocionante. Jenny é magistralmente interpretada pela renomada atriz Jane Seymour, de Em Algum Lugar do Passado. Só, que desta vez, não se trata de ficção, mas de realidade.







Durante a 2ª Guerra Mundia, no ano de 1942l, o famoso pianista judeu-polaco, Wladyslaw Szpilman, vê a sua família ser deportada. Ele consegue salvar-se, por puro acaso, do comboio da morte. Um amigo, músico também,arrancou-o do vagão, mas é enclausurado junto com outros milhares de judeus no Gueto de Varsóvia, estando às escondidas durante mais de dois anos e passando por sofrimentos, humilhações e lutas impossíveis numa Varsóvia dominada pelos nazis. Doente, solitário e faminto, deve a sua vida a um outro amigo alemão, católico, Wilm Hosenfeld, que tem uma paixão exagerada pela música. Abalado pelos crimes nazis, decide ajudá-lo a sobreviver.

Três etapas dividem este filme: a opressão sufocante da sucessão de leis anti-semitas, que os judeus da época queriam acreditar, a cada novo decreto, que aquele seria o último. O medo, frente ao nazismo, presença estranha e desumana, que ameaçava pessoas e famílias inteiras. Enfim, o inexplicável dos crimes imprevisíveis e frios, que não deixam margem para esperanças. Polanski consegue fazer esta reconstituição com rara autenticidade. No filme "O Pianista", não se chora, mas um sentimento de revolta e de raiva se apodera do espectador diante da maldade dos carrascos.

Neste filme, o director Roman Polanski quis reatar os seus laços com a sua origem judeu-polaca, com infância passada no gueto de Cracóvia. A sua mãe morreu no campo de concentração e, embora o seu pai tivesse sobrevivido, o mais terrível de tudo é que uma criança resiste a tudo, mas fica marcada para sempre quando é separada dos pais, diz Polanski numa entrevista, em 9 de Outubro de 2002.
Este diz: "Sempre soube que um dia faria um filme sobre o Gueto de Varsóvia, sobre esse período doloroso da história da Polónia, mas não queria que fosse autobiográfico. Desde a leitura dos primeiros capítulos das memórias de Szpilman, soube que "O Pianista" seria objecto do meu próximo filme. Era a história que eu precisava, apesar do horror, positiva e cheia de esperança. Sobrevivi ao bombardeio de Varsóvia e ao gueto de Cracóvia e quis recriar as lembranças da minha infância. Quis ficar o mais perto possível da realidade e não filmar à moda de Hollywood."
A história de Spzilman permite a Polanski reviver a sua própria história e o tema do isolamento humano, que é tão penoso para ele, reaparece no filme através de janelas: quando Spzilman é obrigado a saltar de abrigo em abrigo, de um apartamento dos amigos polacos para outro, vemos o Gueto de Varsóvia através dos seus olhos. Vemos o que ele vê e, o mais importante ainda, da forma como ele vê. Esses factos estão inscritos na sua consciência e vão moldar sua memória para o resto da vida.








A LISTA DE SCHINDLERDirigido por Steven Spielberg, um dos grandes diretores do cinema moderno. Este filme conta  a história real e emocionante do empresário alemão Oskar Schindler, que num gesto humanitário de extrema ousadia salvou a vida de milhares de judeus, ao mesmo tempo em que contava com o apoio dos nazistas, em plena Segunda Guerra Mundial. Aparentando desinteresse pela política, e fingindo explorar o baixo custo da mão-de-obra judia, o que Schindler fazia era empregar inocentes que de outra forma morreriam nos campos do Holocausto. Para realizar este feito, em 1939, o industrial Schindler comprou uma fábrica polaca de esmaltes e, em vez de empregar polacos, empregou prisioneiros judeus do gueto de Cracóvia, com a intenção de os proteger da perseguição dos nazistas. Ele tinha boas relações com os nazistas e assim, conseguiu proteger os seus operários judeus do extermínio no campo de concentração de Auschwitz, situado no sudoeste da Polónia. Conseguindo salvar mais de mil judeus da morte, contrariando a intenção de Adolfo Hitler. Esta produção retrata bem a idéia do racismo e a perseguição feita aos judeus, que eram considerados uma raça inferior e eram marginalizados. A Alemanha nazista defendia o genocídio (extermínio de um grupo humano).Comovente, importantíssimo e atual. A maior parte do filme foi produzido em preto e branco (com cores no prólogo e no epílogo e uma cor vermelha em duas cenas. Foi estrelado por Liam Neeson como Oskar Schindler, Ben Kingsley como Itzhak Stern e Ralph Fiennes como Amon Goeth. A produção recebeu 12 indicações ao oscar, ganhando sete, incluindo o de melhor filme e melhor diretor. Indicado pelos geógrafos Igor Moreira e Elizabeth Auricchio, em seu livro didático "Construindo o espaço mundial" (veja bibliografia abaixo), este título cinematográfico, representa um modo interessante e eficiente de entender a guerra que mudou o mundo: olhando cerca de sessenta anos atrás.

























 Anne Frank (Millie Perkins), uma garota de apenas 13 anos, documenta sua vida em um diário durante a Grande Guerra. Ela e sua família moram em um sótão de um estabelicimento comercial, além deles, uma outra família judia se esconde da Gestapo. Durante dois anos eles ficam escondidos, correndo os riscos de serem descobertos e mandados para o campo de concentração.






















































Há muitos filmes americanos sobre escola, mas não como "Escritores da Liberdade". (Freedom Writers, EUA, 2007). Porque é o único filme dessa categoria que incentiva os alunos a lerem literatura, ponto de partida para testar a vocação de cada um para escrever dede um diário sobre o cotidiano trágico de suas vidas até uma poesia hip hop ou um livro de ficção. O valor desse filme também está na ousadia da linguagem cinematográfica mostrando os problemas psico-sócio-culturais que atingem a escola contemporânea; também porque ele dá visibilidade à diversidade dos grupos, com seu rígido código de honra, cada um no seu território, o narcisismo da recusa e da intolerância para com “os outros”, o boicote às aulas, a prontidão para aumentar os índices de violência entre os jovens e transformar a escola no seu avesso, isto é, uma comunidade bem próxima da barbárie, o que de fato vai acontecer em 1992, em Los Angeles, EUA.
O filme é baseado na história real de Erin (interpretada por Hilary Swank[1]), uma professora novata interessada em lecionar Língua Inglesa e Literatura para uma turma de adolescentes resistentes ao ensino convencional; alguns estão ali cumprindo pena judicial, e todos são reféns das gangues avessas ao convívio pacífico com os diferentes.
O método da jovem professora consistiu em entregar para cada aluno um caderno para que escrevessem, diariamente, sobre aspectos de suas próprias vidas, desde conflitos internos até problemas familiares e sociais. Também, instigou-os a ler livros como "O Diário de Anne Frank" com o propósito de despertar alguma identificação e empatia, ainda que os personagens vivam em épocas diferentes; a partir de eventuais encontros imaginários cada aluno poderia desenvolver uma atitude especial de tolerância para com o “outro”. Na vida real, os diários foram reunidos em um livro publicado nos Estados Unidos, em 1999, e terminaram inspirando o diretor Richard LaGravenese para fazer esse filme.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se expresse aqui...

9 horas de músicas relaxantes

Total de visualizações de página

Depende de nós....

Depende de nós....

Populares