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Resenha do livro: POSTMAN, Neil. O Desaparecimento da Infância. Tradução: Suzana Menescal de A. Carvalho e José Laurenio de Melo. Rio d...

Teorias Cognitivas: David Paul Ausubel (1918-2008)


"O fator isolado mais importante que influencia o aprendizado é aquilo que o aprendiz já conhece". Para Ausubel o conhecimento prévio do aluno é a chave para a aprendizagem  significativa.   


    O pesquisador norte-americano David Paul Ausubel (1918-2008) dizia que, quanto mais sabemos, mais aprendemos.  Muito conhecido por ter proposto o conceito de "aprendizagem significativa", que ocorreu no auge das teorias behavioristas.
Pontos principais de uma teoria e de outra:
Os Behavioristas acreditam que a aprendizagem resulta numa mudança no comportamento do aluno. O foco dos behavioristas é o resultado do processo de aprendizagem.  
Os Cognitivistas acreditam que a aprendizagem ocorre quando os alunos são capazes de adicionar novos conceitos e idéias à sua  estrutura cognitiva através do reconhecimento da relação entre alguma coisa que eles já sabem e o que eles estão aprendendo. O foco dos cognitivistas é na entrada do processo de aprendizagem.
  A teoria de David Ausubel, é baseada na visão cognitivista e segundo Ausubel, a aprendizagem significativa  no processo de ensino necessita fazer algum sentido para o aluno e, nesse processo, a informação deverá interagir e ancorar- se nos conceitos relevantes já existentes na estrutura do aluno.
Elaborou sua a teoria da aprendizagem significativa que definiu como o processo "de aprender algo novo" relaciona -se com um aspecto relevante do " com o que já foi aprendido".  A Estrutura cognitiva  é uma estrutura hierárquica de conceitos que são abstrações da experiência do indivíduo. Novas idéias e informações são aprendidas e retidas na medida em que existem pontos de ancoragem . A aprendizagem significativa ocorre quando uma nova informação ancora-se em conceitos relevantes preexistentes na estrutura cognitiva de quem aprende. Esta aprendizagem implica em modificações na estrutura cognitiva e não só acréscimos.

 À medida em que a aprendizagem significativa ocorre, conceitos são desenvolvidos, elaborados e diferenciados em decorrência de sucessivas interações:
Diferenciação progressiva - As idéias mais gerais e mais inclusivas da disciplina devem ser apresentadas no início para, depois irem sendo progressivamente diferenciadas. Em termos de detalhe e especificidade
é mais fácil para o ser humano captar aspectos diferenciados de um todo mais inclusivo previamente aprendido, do que chegar ao todo a partir de suas partes diferenciadas.
Reconcilição integrativa - Explorar relações entre idéias, apontar similaridades e diferenças importantes, reconciliar discrepâncias reais ou aparentes. O conteúdo deve não só proporcionar a diferenciação progressiva, mas também:  explorar, explicitamente, relações entre proposições e conceitos,  chamar atenção para diferenças e similaridades importantes e reconciliar inconsistências reais ou aparentes.

   Podemos concluir em síntese que a teoria de Ausubel  trata dos processos de aprendizagem valorizando o conhecimento já adquirido pelo aprendiz. Este novo conhecimento estabelece conexões com o que ele já sabe dando origens à novos conceitos que serão desenvolvidos, elaborados e diferenciados em decorrências de sucessivas interações.

Fontes: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/david-ausubel-aprendizagem-significativa-662262.shtml
http://penta2.ufrgs.br/edu/objetivo/ausubel.html


Danúbia Rocha



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