Postagem em destaque

Resenha do livro: POSTMAN, Neil. O Desaparecimento da Infância.

Resenha do livro: POSTMAN, Neil. O Desaparecimento da Infância. Tradução: Suzana Menescal de A. Carvalho e José Laurenio de Melo. Rio d...

O que fazer diante de um diagnóstico de afasia...


Orientações e esclarecimentos sobre a afasia:

O que é afasia?

Todo ser humano faz uso da linguagem. Falar, achar as palavras certas, entender, ler, escrever e fazer gestos fazem parte do uso da linguagem. Se como resultado de uma lesão cerebral uma ou mais partes do uso da linguagem pararem de funcionar apropriadamente, isto é chamado afasia. Afasia – A (=não) fasia (=falar) significa por este motivo que uma pessoa não é mais capaz de falar o que ele ou ela gostaria. Ele ou ela não pode mais fazer uso da linguagem. Além de afasia, paralisia também pode ocorrer e/ou problemas com:
- Ações cotidianas,
- Observação dos arredores,
- Concentração, iniciativa para falar e memória.
- Incapacidade para fazer duas coias ao mesmo tempo.

Muitas pessoas experienciam esta frustração durante uma viagem internacional, onde não são capazes de dizer claramente o que gostariam, ou de não entender apropriadamente o que outra pessoa diz. 
Mas até mesmo no nosso país é possível experienciar este tipo de situação, como por exemplo, durante uma visita ao médico. Em países nos quais nos não dominamos a língua muito bem, nossa capacidade de comunicação com a população local se torna mais limitada e não é sempre que temos sucesso, como por exemplo, ao solicitar a refeição que gostaríamos de comer. Pessoas que sofrem de afasia experienciam este problema todos os dias. Afasia é uma alteração da linguagem. 
Não existem duas pessoas que sofrem de afasia igualmente: afasia é diferente para cada um. A severidade e a extensão da afasia depende, entre outras coisas, da localização e da severidade da lesão cerebral, da competência linguística anterior e da personalidade do indivíduo. Algumas pessoas com afasia podem entender a linguagem, mas tem problemas para achar as palavras certas ou para construir sentenças. Outros ao contrário tendem a falar em demasia, mas o que eles falam é difícil de se compreender, geralmente, estas pessoas tem muitos problemas para entender a linguagem. A competência linguística da maioria das pessoas com afasia está em algum lugar destes dois extremos. Mas preste atenção: pessoas que sofrem de afasia em geral tem a sua competência intelectual a sua plena disposição!
Quase sempre há alguma recuperação espontânea de linguagem quando a afasia se desenvolve. Esta recuperação é rara ou nunca completa, mas, com muitos exercícios, esforço e perseverança alguma melhora pode ser adquirida.

O Desenvolvimento da Afasia:

Afasia se desenvolve como resultado de uma lesão cerebral. 
Sua origem é decorrente de alterações nas veias e artérias do cérebro. Tais desordens são chamadas: Derrame, Hemorragia cerebral ou Apoplexia. Em termos médicos é chamado de AVC: acidente vascular cerebral. 
Outras causas para o desenvolvimento de afasia podem ser por exemplo:
Um trauma ou (uma lesão cerebral decorrente de um acidente de carro) ou um tumor cerebral.
Nosso cérebro precisa de oxigênio e glicose para funcionar corretamente. Se como resultado de um AVC ou outros problemas, a circulação sanguínea cerebral é prejudicada, as células cerebrais morrem na área onde houve falta de circulação. No cérebro há várias áreas com diferentes funções. Para a maioria das pessoas as áreas responsáveis pela linguagem estão localizadas no lado esquerdo do cérebro. Em caso de danos em áreas responsáveis pela linguagem nós falamos em afasia.

Quais problemas adicionais podem ocorrer?

Frequentemente outras áreas do cérebro são afetadas também. 
Exemplos de problemas adicionais que podem ocorrer são:
- Hemiplegia. Para pessoas com afasia a área afetada é frequentemente a parte direita do corpo. A condução dos músculos em um lado do corpo está afetada, e como resultado disso os músculos não colaboram bem.
- Hemianopsia ou hemiopia. Perda de parte campo de visão. Neste caso a pessoa é capaz de ver tudo o que está localizado no lado da sua parte saudável do corpo, mas não consegue ver os objetos que estão localizados no seu lado doente.
- Apraxia. Desconhecimento de como realizar sequências de ações. Ações simples como se vestir, comer e beber podem de repente não serem feitas conscientemente. Alguém que sofre de apraxia, por exemplo, não sabe como assoprar uma vela quando solicitado (ação consciente), no entanto, eles o fazem automaticamente quando segurando um fósforo e este estiver queimando o seu dedo.
- Disfagia. Problemas com comer, beber e deglutir. Devido a lesão cerebral alguns músculos responsáveis pela mastigação e deglutição podem ser paralisados, muito sensíveis ou até mesmo perderem a sensibilidade. Isto torna comer e beber uma tarefa muito difícil. Devido a paralisia e perda de sensibilidade em parte da face, pode haver escape de saliva por um dos cantos da boca sem ser percebido.
- Problemas de memória. Quando lembramos informações a linguagem desempenha um papel muito importante. Devido aos problemas de linguagem o funcionamento da memória também e prejudicado. 
Desta forma, sempre anote algumas palavras chaves, isto tornará mais fácil a tarefa de lembrar coisas para a pessoa com afasia.
- Reações diferentes. Algumas vezes pessoas reagem de forma completamente diferente depois de sofrer um derrame do que costumavam reagir anteriormente. O controle para expressar emoções se torna mais difícil. É possível que esta pessoa ria ou chore mais frequentemente. 
Também é possível que isto lhe cause mais esforço para parar de chorar ou rir.
- Epilepsia. Quando o cérebro se recupera de uma lesão é criado um tecido cicatricial. Como resultado deste tecido o corpo convulsiona, causando frequentemente problemas para respirar ou perda de consciência. Uma crise epiléptica dura poucos minutos, mas frequentemente é inesperada e amedronta a pessoa que sofre um ataque epiléptico e também a sua família.
A lista acima de problemas adicionais não é completa pois, os sintomas de afasia e as consequências adicionais são diferentes para cada ser humano. Cada problema mencionado acima pode ocorrer em 
combinação com afasia, mas não necessariamente tem que ocorrer.


Tratamento da Afasia:

Muitas pessoas que sofrem de afasia foram recentemente hospitalizadas por algum tempo. 
Esta hospitalização frequentemente ocorre depois da lesão cerebral ter ocorrido. 
Depois de ter alta do hospital,  muitas pessoas com afasia ainda necessitarão de tratamento. 
Nem sempre é claro a quem eles devem recorrer para ajuda. 
Por favor consulte-se com o seu médico sobre as possibilidades na sua cidade. 
O tratamento da afasia é quase sempre dado por Fonoaudiólogos. 
A princípio, qualquer pessoa sofrendo de afasia é elegível para terapia fonoaudiológica. 
A duração do tratamento é, entre outras coisas, conectada com a recuperação da afasia,
 e com as possibilidades e regulações disponíveis no seu país.


Orientações para a comunicação:

Devido à afasia a maneira na qual o afásico entende o mundo ou a maneira de se expressar sofre uma mudança. Através da melhor utilização possível das habilidades comunicativas remanescentes do afásico, ainda é possível se comunicar com ele. Uma pessoa com uma afasia severa frequentemente entende apenas as palavras mais importantes de uma sentença. 
Esta pessoa apenas compreende as chamadas“palavras – chaves”. 
No entanto, entender o mundo à sua volta somente através do significado de
 palavras – chaves pode causar desentendimentos, pois a combinação de palavras 
com o conhecimento geral de mundo não é suficiente para a compreensão correta da 
mensagem dada. 
Muitas vezes as pessoas que rodeiam o afásico pensam que eles se entenderam muito bem, mas uma reação negativa deste demonstra que este não era o caso.
Se você gostaria de contar alguma coisa para alguém com afasia, faça isso da seguinte maneira:
- Primeiramente, reserve um tempo para a conversa. 
Sente-se confortavelmente e faça contato visual com ela.
- Se você estiver ansioso para ter esta conversa, apenas diga algo simples sobre você mesmo e faça perguntas que você já saiba a resposta.
- Fale devagar e com sentenças curtas, reforçando as palavras mais importantes da sentença.
- Escreva as palavras mais importantes. Repita a mensagem e dê ao paciente o papel que você escreveu. 
O paciente afásico poderá utilizar estas notas como um lembrete ou como uma forma para se comunicar.
- Ajude a pessoa com afasia a se expressar quando esta demonstras problemas para se comunicar.
 Você pode fazer isso através de apontar (para um objeto), gestos, desenhos ou escrever algo 
sobre o que está sendo dito. Procure juntos em dicionários ou em livros de conversação.
Primeiramente, deve estar claro quem está envolvido, o que acontece ou o que aconteceu, 
e possivelmente onde e quando o evento ocorre ou ocorreu. É muito importante que 
você escolha as questões de uma maneira correta, seja criativo e proceda o mais 
sistematicamente possível. 
Sempre tente fazer perguntas com mais de uma resposta, onde você liste os problemas 
que podem ocorrer entre uma escolha e outra.


Suportes comunicativos:

Em muitos países existem livros especiais contendo figuras para serem apontadas, palavras e desenhos. Apontando as palavras ou figuras pode se ter certeza do que está sendo dito. 
Consulte o seu médico ou fonoaudiólogo se por acaso este tipo de ajuda já está disponível no seu país. 
Se este não for o caso, você mesmo pode fazer o seu livro de comunicação. 
Neste você pode incluir figuras ou imagens e palavras que são importantes para uma pessoa
 com afasia. Desta forma uma conversa sobre acontecimentos pode ser realizada e 
sentimentos podem ser discutidos.
Quando estamos comunicando com alguém com afasia, através de figuras ou de um livro
 de comunicação é possível procurar juntos por conceitos que são importantes para a conversa.
 Garanta que você tenha uma caneta e um papel por perto. Você pode fazer anotações das 
palavras mais importantes desta conversa, desta forma se torna mais fácil seguir e lembrar 
dos conteúdos discutidos.


Paciência conquista tudo:

Para se ter uma conversa com um afásico é importante ter tempo e paciência. Apesar das dicas acima pode acontecer que vocês realmente não se entendam. Deixe o assunto descansar por um tempo, e tente novamente depois, você provavelmente terá sucesso!

Informações adicionais:
No website da Associação Internacional de Afasia (AIA) você 
pode encontrar mais informações sobre afasia em várias outras línguas: 
www.aphasia-international.com. Onde você também encontrará links de associações nacionais de afasia que oferecem informações na sua língua materna.
*O objetivo deste texto é trazer orientação para o problema da Afasia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se expresse aqui...

9 horas de músicas relaxantes

Total de visualizações de página

Depende de nós....

Depende de nós....

Populares