Postagem em destaque

Resenha do livro: POSTMAN, Neil. O Desaparecimento da Infância.

Resenha do livro: POSTMAN, Neil. O Desaparecimento da Infância. Tradução: Suzana Menescal de A. Carvalho e José Laurenio de Melo. Rio d...

O que é o Método Padovan?



O Método Padovan criado pela fonoaudióloga Beatriz Padovan, é uma referência no tratamento de crianças e adultos com síndromes, paralisia cerebral, vítimas de Acidente Vascular Cerebral. O modelo de tratamento que ela desenvolveu consiste na "reconstrução” das fases do desenvolvimento, atuando na organização do sistema nervoso. A fonoaudióloga ressalta que o centro de todo trabalho não é a doença, mas "o ser humano, o próprio paciente".                             

No ano de 1964 a Pedagoga Beatriz Padovan descobre que alguns de seus alunos possuem um transtorno de aprendizagem chamado Dislexia. (doença essa desconhecida na época, sobretudo para professores). Em busca de informações para poder ajudá-los, ela se inscreve no curso de Fonoaudiologia da Escola Paulista de Medicina, onde não encontrou as respostas que procurava. Assim resolveu continuar a procurar informações.

Estudando melhor os ensinamentos de Rudolf Steiner (criador da Pedagogia Waldorf) descobre uma conferência intitulada "Andar, Falar e Pensar", onde encontra um raciocínio que lhe pareceu muito óbvio e coerente de acordo com as dificuldades que observava em seus alunos.

Seguindo sua busca pelo processo de desenvolvimento ou reorganização das capacidades neurológicas do ser humano, ela foi estudar de perto os ensinamentos de Temple Fay,(criador de uma abordagem de reabilitação do Sistema Nervoso chamado Reorganização Neurológica)na Filadélfia, que descrevia muito bem as fases do desenvolvimento neuro-psico-motor do Homem.

Em 1970 aceitou o convite do Dr. Sebastião Interlandi de lecionar na Universidade de São Paulo (USP) no Curso de Ortodontia que ele estava organizando. Tinha ela a tarefa de ajudá-lo a desenvolver um curso de Mio-terapia Funcional que ele havia conhecido nos Estados Unidos e gostaria de incluir na grade curricular. Para aumentar seus conhecimentos na área, além de lecionar ela passou a frequentar as aulas dos outros professores, tornando-se assim aluna e professora do curso.

Com a ajuda do Dr.Alael de Paiva Lino aprofundou-se nos assuntos de respiração bucal e desenvolveu um Método para correção e re-educação das funções reflexo-vegetativas-orais, que naquela época recebeu o nome de Mio-terapia Funcional Integrativa.

Trabalhou mais seis anos no curso de Pós-Graduação em Ortodontia da USP.
Além de trabalhar no projeto da USP, ela continuou a trabalhar em uma Instituição que atendia crianças com problemas neurológicos graves, onde em 1973 atendeu o primeiro paciente com os exercícios oro-buco-faciais do Método Padovan de Re-educação Mioterápica das Funções Orais. Este trabalho continuou até 1975 quando a Beatriz abriu seu primeiro consultório.

A partir deste momento ela passou a aplicar todos os exercícios corporais na sequencia da Reorganização Neuro Funcional (e não do Método de Doman e Delacatto, que também tem como origem o trabalho do Dr. Temple Fay, mas uma filosofia de aplicação e exercícios diferentes) em seguida, os orais, do Método Padovan de Reeducação Mioterapia das Funções Orais. Nascia ali o Método Padovan de Reorganização Neuro Funcional.

Desde então uma eficiente propaganda vem levando o Método Padovan aos 4 cantos do Mundo, a propaganda boca a boca. Com os resultados alcançados os pais dos pacientes começaram a indicar a terapia a conhecidos e desconhecidos em várias partes do mundo. Os médicos se surpreenderam com a evolução de seus pacientes e passaram a indicar o Método Padovan como auxílio de seus tratamentos (que conste, a resistência de muitos médicos, mesmo diante à melhoras significantes, durante estes 35 anos de Método Padovan).

Em 1978 o Dr.Otto Wolf ( médico alemão ) assistiu a uma Palestra sobre problemas orais na escola , ministrada pela Dr.Beatriz, e convidou-a para apresentar a mesma palestra em Stuttgart na Alemanha. Neste mesmo ano foram feitas duas palestras e um workshop, e no ano seguinte foi dado o primeiro curso de formação do Método Padovan na Europa.

Desde então o mesmo "boca a boca" vem espalhando os cursos e a terapia por todo o mundo. Já foram dados, e continuam sempre a serem dados, cursos de formação em aproximadamente 12 países (Alemanha, Suíça, Áustria, França, Espanha, Itália, Inglaterra, Grécia, Índia, Marrocos, Tunísia, Canadá).

No ano 1986 a filha da Dr.Beatriz, Dr. Sonia Padovan, se forma em medicina na Universidade Pontifícia Católica. Em 1993 começou a estudar a fundo o sistema nervoso e os processos de desenvolvimento do Andar-Falar e Pensar. Em 1991 começou a acompanhar sua mãe nos cursos de formação por todo o mundo e em 1997 passou a assumir a Formação em diversos lugares e a ampliar o conteúdo neurológico nos cursos e palestras do Método Padovan.

Atualmente existem 7 Associações espalhadas pelo mundo: ASSIMP (Internacional), Syncronicite (França), AQMP (Canadá), ASSAlemã, CECAMP (Rio de Janeiro), CEBAMP (Bahia),CENOMP (Rio Grande do Norte). Diversas clinicas ao redor do mundo especializaram-se no atendimento de pacientes utilizandoo Método Padovan assim como é utilizado em muitos consultórios. Muitos terapeutas em todos os paises onde há formação, das mais diferentes profissões das áreas para-médicas utilizam atualmente esta técnica, além de atendimentos em Hospitais, UTI´s e atendimentos domiciliares a pacientes em estado grave impossibilitados de se locomover.. Aproximadamente 400 profissionais da área da Saúde se formam no Método Padovan todo ano pelo mundo. Estes números tendem a crescer cada vez mais, pois os resultados vêm motivando a busca por terapeutas que aplicam o Método Padovan.


Fontes:http://www.metodopadovan.com.br/ e 
http://www.escolacharlotte.com.br/reorganizacao-neurologica/

"Aquele que segue, o que a sábia natureza nos mostra e ensina, tem menos chance de errar." (Beatriz Padovan)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se expresse aqui...

9 horas de músicas relaxantes

Total de visualizações de página

Depende de nós....

Depende de nós....

Populares