Postagem em destaque

Resenha do livro: POSTMAN, Neil. O Desaparecimento da Infância.

Resenha do livro: POSTMAN, Neil. O Desaparecimento da Infância. Tradução: Suzana Menescal de A. Carvalho e José Laurenio de Melo. Rio d...

A Neurociência do Aprendizado.


Descobertas no campo da neurociência nos mostram como acontece o processo de aprendizagem, que confirmam e  trazem à tona questões tratadas por grandes teóricos da Psicologia, como Piaget, Vygotsky, Wallon e Ausubel. 
Neurociência é o estudo do sistema nervoso: sua estrutura, seu desenvolvimento, funcionamento, evolução, relação com o comportamento e a mente, e também suas alterações.
A neurociência está sendo utilizada em varias áreas do conhecimento, principalmente no desenvolvimento de novas experiências e consequentemente de novas habilidades no campo do conhecimento.
A interferência do ambiente no sistema nervoso causa mudanças anatômicas e funcionais no cérebro. Assim, a quantidade de neurônios e as conexões entre eles (sinapses) mudam dependendo das experiências pelas quais se passa.
(imagem retirada da internet caso saiba a autoria entre em contato )


Fatores emocionais, ambientais e sociais influenciam diretamente neste processo e nos mecanismos de "retenção", e "reconstrução" do conhecimento.

O que hoje a Neurociência apresenta sobre o processo de aprendizagem, se assemelha ao que os teóricos mostravam no passado com auxílio de outras ferramentas.

Como a neurociência pode facilitar a postura dos educadores (Escola e Familiares)?
O educador, ao observar as emoções dos estudantes, pode ter pistas de como o meio escolar os afeta: se está instigando emocionalmente ou causando apatia por ser desestimulante. Deve também observar a importância do fator motivação e atenção,sem os quais é quase impossível a construção do conhecimento. 
 interferência do ambiente também é vital, pois esta, causa mudanças anatômicas e funcionais no cérebro;
modificando quantidade de neurônios e as sinapses  de acordo com a "vivência" do indivíduo.




 "A Educação não pode ser considerada como uma ciência exata, pois a diversidade humana é infinita, tornando infinito este processo de "troca". Devemos lançar um olhar universal sobre estas teorias e jamais torná las verdades absolutas; afinal de contas, o mundo muda a cada segundo, o homem está em constante mutação moral, social, intelectual e afetiva."

Considerando e ponderando sobre todos estes fatores o educador poderá diagnosticar falhas no processo e corrigí- las.

Fontes:
http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/neurociencia http://www.cerebronosso.bio.br/o-que-neurocincia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se expresse aqui...

9 horas de músicas relaxantes

Total de visualizações de página

Depende de nós....

Depende de nós....

Populares