Postagem em destaque

Resenha do livro: POSTMAN, Neil. O Desaparecimento da Infância.

Resenha do livro: POSTMAN, Neil. O Desaparecimento da Infância. Tradução: Suzana Menescal de A. Carvalho e José Laurenio de Melo. Rio d...

A cultura do imediatismo descartável...


"Não, Tempo, não zombarás de minhas mudanças!
As pirâmides que novamente construíste
Não me parecem novas, nem estranhas;
Apenas as mesmas com novas vestimentas".
William Shakespeare


Hoje o Canal Futura exibiu um programa muito interessante chamado "De volta ao passado" da série Mundo.doc produzido pela BBC de Londres. Mostra uma família "vivendo" nos anos 70, 80 e 90, sem tecnologia, sem microondas, e tudo mais que escraviza o homem contemporâneo.
Esta abordagem me fez pensar em como a tecnologia "emplastifica" nossos sentidos, a nossa alma.
Adoro a tecnologia, este blog é um exemplo disso, mas tem coisas que me encantam. Uma delas é ouvir  música em uma vitrola. O som tem algo de mágico, a agulha deslizando na superfície do vinil, com suas faixas e ranhuras. É uma experiência única. E outras coisas mais, como luz de velas, caixinhas de música, bonecas de porcelana, bolinhas de gude... ,máquina de escrever, fogão à lenha, caneta tinteiro, livros, álbum de fotografias, relógio "cuco" e etc.
Estamos nos afogando na cultura do imediatismo, é tudo para ontem; isso está nos fazendo "perder o rumo" literalmente. Procuramos a felicidade, ou melhor, a receita de felicidade. Não existe este ideal, pois a felicidade é como uma colcha de retalhos... um vermelho, outro branco, um estampado, outro listrado... todos fazem parte de nossa vida,mas ela vêm em partes em momentos diferentes.
Este desejo de ser feliz para todo o sempre é utópico e doentio. São as diferentes nuances deste singelo sentimento, que embelezam nosso dia a dia. Isso é ampliado no mundo "moderno". Esta é uma das causas do "vazio coletivo" em que o ser humano está imerso. A única saída para curar esta "epidemia", seria reciclar nossos conceitos e nos despir dos preconceitos. Que tal ditar moda com uma "Tecnologia humanamente Retrô"?

link canal Futura:
http://www.futura.org.br/blog/2013/03/21/viaje-de-volta-ao-passado-no-mundo-doc-desta-quinta-feira/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se expresse aqui...

9 horas de músicas relaxantes

Total de visualizações de página

Depende de nós....

Depende de nós....

Populares