Postagem em destaque

Resenha do livro: POSTMAN, Neil. O Desaparecimento da Infância.

Resenha do livro: POSTMAN, Neil. O Desaparecimento da Infância. Tradução: Suzana Menescal de A. Carvalho e José Laurenio de Melo. Rio d...


Um homenagem ao nosso melhor e mais fiel amigo:O livro.
Qualquer pessoa em qualquer idade pode encontrar um mundo diferente dentro de um livro.Ler é viajar sem sair do lugar!
Leia sempre ...
Danubia Rocha

Illustration by Peter Brown from The Curious Garden




Era uma vez um livro. Um livro fechado. Tristemente fechado.Irremediavelmente fechado.
Nunca ninguém o abrira, nem sequer para ler as primeiras linhas da primeira página das muitas que o livro tinha para oferecer.
Quem o comprara trouxera-o para casa e, provavelmente insensível ao que o livro valia, ao que o livro continha, enfiara-o numa prateleira, ao lado de muitos outros.
Ali estava. Ali ficou.
Um dia, mais não podendo, queixou-se:
- Ninguém me leu. Ninguém me liga.
Ao lado, um colega disse:
- Desconfio que, nesta estante, haverá muitos outros como tu.
- É o teu caso? - perguntou, ansiosamente, o livro que nunca tinha sido aberto.
- Por sinal, não - esclareceu o colega, um respeitável calhamaço. - Estou todo sublinhado. Fui lido e relido. Sou um livro de estudo.
- Quem me dera essa sorte - disse outro livro ao lado, a entrar na conversa. - Por mim só me passaram os olhos, página sim, página não... Mas, enfim, já prestei para alguma coisa.
- Eu também - falou, perto deles, um livrinho estreito. - Durante muito tempo, servi de calço a uma mesa que tinha um pé mais curto.
- Isso não é trabalho para livro - estranhou o calhamaço.
- À falta de outro... - conformou-se o livro estreitinho.
Escutando os seus companheiros de estante, o livro que nunca fora aberto sentiu uma secreta inveja. Ao menos, tinham para contar, ao passo que ele... Suspirou.
Não chegou ao fim do suspiro, porque duas mãos o foram buscar ao aperto da prateleira. As mãos pegaram nele e poisaram-no sobre os joelhos.
- Tem bonecos esse livro? - perguntou a voz de uma menina, debruçada sobre o livro, ainda por abrir.
- Se tem! Muitos bonecos, muitas histórias que eu vou ler-te - disse uma voz mais grave, a quem pertenciam as mãos que escolheram o livro da estante.
Começou a folheá-lo e, enquanto lhe alisava as primeiras páginas, foi dizendo:
- Este livro tem uma história. Comprei-o no dia em que tu nasceste.
Guardei-o para ti, até hoje. É um livro muito especial.
- Lê - exigiu a voz da menina.
E o pai da menina leu. E o livro aberto deixou que o lessem, de ponta a ponta.
Às vezes, vale a pena esperar.









Autor:António Torrado


3 comentários:

  1. Olá amiga do meu coração!

    Estou muito feliz pois o meu blog faz 1 aninho, com mais de 24 mil visitas alcançadas!!
    Venho oferecer um miminho pois vc faz parte desta conquista!:)

    Passe lá no blog, tem também miminho do Dia da Mãe!!:)
    Um bjinho grande, Joana Neves
    http://joana-neves.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Danubia, conheci teu blog através da poetisa Carla Fernanda. Muito bonito e com uma temática superinteressante. Parabéns, mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Olá afilhadinha querida! Desculpa a minha ausencia nos ultimos dias... tive adoentada e com uma semana com mt trabalho... ontem estava com imensas saudades de fazer coisinhas no PSP e fiz um novo template! Vim oferecer o novo award, link, mascote e selinho de seguidor:) Pra este cantinho e pros outros também:) Saudadinhas suas:)
    bjinhos 1000, Joana Neves
    http://joana-neves.blogspot.com

    ResponderExcluir

Se expresse aqui...

9 horas de músicas relaxantes

Total de visualizações de página

Depende de nós....

Depende de nós....

Populares