Postagem em destaque

Resenha do livro: POSTMAN, Neil. O Desaparecimento da Infância.

Resenha do livro: POSTMAN, Neil. O Desaparecimento da Infância. Tradução: Suzana Menescal de A. Carvalho e José Laurenio de Melo. Rio d...

John Watson e o Behaviorismo



John Watson, Psicólogo ameriacano fundador da corrente behaviorista dentro da Psicologia, nasceu em 1878.
Watson estudou as descobertas feitas por Ivan Pavlov na mesma época de seu doutoramento, e desenvolveu pesquisas semelhantes em biologia, fisiologia e comportamento de animais, e também o comportamento da criança, concluindo que o comportamento humano era sob muitos aspectos semelhante ao comportamento animal.
Com base nesta constatação e inspirado nas descobertas de Pavlov, criou dentro da Psicologia uma nova corrente, o Behaviorismo (1912). Watson considera que o objectivo da Psicologia é o estudo do comportamento de um organismo em interacção com o ambiente.
Estes comportamentos constituem a resposta (R – reacções físicas) de um indivíduo a um determinado estímulo (E – objectos exteriores). A base do Behaviorismo é que um estímulo provoca sempre a mesma resposta pelo que não só será possível prever os comportamentos mas também  controlar a produção desses comportamentos (E --> R).
Segundo ele, o comportamento dos organismos complexos responde a situações de acordo com sua rede nervosa, a qual está condicionada pela experiência. Em 1913 ele publicou um artigo expondo suas idéias e estabelecendo as bases da nova corrente da psicologia, contrária à Psicanálise de Freud, que considerava fantasiosa. Desprezou também a hereditariedade como responsável por tipos de personalidade, que atribuía exclusivamente à experiência e ao condicionamento do comportamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se expresse aqui...

9 horas de músicas relaxantes

Total de visualizações de página

Depende de nós....

Depende de nós....

Populares