Postagem em destaque

Resenha do livro: POSTMAN, Neil. O Desaparecimento da Infância.

Resenha do livro: POSTMAN, Neil. O Desaparecimento da Infância. Tradução: Suzana Menescal de A. Carvalho e José Laurenio de Melo. Rio d...

Uso de palavras cruzadas em sala de aula


Uso de palavras cruzadas em sala de aula


A utilização das palavras cruzadas em sala de aula tem por finalidade desenvolver entre outras habilidades a de estimular a memória. Ao fazer uso da palavra cruzada, não devemos nos preocupar com uma idade apropriada para se fazer o exercício. Pode ser usado desde a educação infantil, pois o uso dessa ferramenta pedagógica enriquece o vocabulário dos educandos, além de auxiliar na compreensão das várias disciplinas. A utilização de palavras cruzadas é feita em todas as disciplinas, inclusive em matemática. A criança consegue reconhecer os erros sozinha, pois quando sobra alguma abertura no exercício ela sabe que falta alguma coisa na escrita correta. As palavras cruzadas, jogo de adivinhar palavras e cruzá-las em sentido horizontal e vertical, tiveram origem no Antigo Egito e foram publicadas no Brasil, em 1925 pela primeira vez, no jornal carioca “A Noite”.


Esse exercício é uma forma de entretenimento para algumas pessoas, porém ao serem usadas as palavras cruzadas estimulam o raciocínio. O recurso de se usar esse suporte pedagógico em sala de aula de modo lúdico, colabora para desenvolver nos estudantes escrever e compreender o sentido das palavras e sua ortografia. A palavra cruzada tem vários subsídios importantes que colaboram no desenvolvimento do pensamento e da linguagem, além da ortografia e questões semânticas. O uso desse jogo nas escolas, também favorece e provoca o estímulo cognitivo, assim como, auxilia na compreensão e coordenação e na aprendizagem do significado das palavras. O “Programa COQUETEL nas Escolas”, que foi criado na Bienal do Livro em 2001 representa um sucesso em todo o país. É um programa aprovado pelo MEC e utilizado por mais de 10.000 escolas. Esse programa “Coquetel nas escolas” oferece gratuitamente as revistas COQUETEL (revista de palavras cruzadas) para as escolas públicas e particulares de todo o Brasil, levando o lúdico a alunos e professores, com isso, tornando as aulas em conhecimento e diversão de maneira mais descontraída e atrativa, é instrutivo e aguça a curiosidade. Ao mesmo tempo os alunos estão se divertindo e estudando.

Ao expandir o projeto Coquetel nas Escolas, que já favorece três milhões de crianças e jovens de colégios públicos e particulares, a Ediouro/Coquetel alcança escolas que funcionam em presídios e Institutos de Menores Infratores, assim como, hospitais, asilos, bibliotecas, igrejas e diversas instituições que desenvolvem projetos de apoio a pessoas carentes, em todo o país. O site para cadastrar as escolas para o recebimento das revistas é http://www.coquetel.com.br.
 A utilização das palavras cruzadas como ferramenta didática procura criar oportunidades onde o desafio e a curiosidade são favorecidos, facilitando o trabalho de construção do conhecimento. Funciona como um apoio didático eficaz que inventa situações vivas e variadas a partir dos jogos, desenvolvendo as probabilidades do ensino da ortografia. A chave está na instalação dos diagramas. Esquematizados como "espaços fechados de escrita", não há como preenchê-los escrevendo incorretamente. Esta perspectiva está circundada nos cruzamentos e na quantidade de quadrinhos reservados para cada palavra. Os jogos de palavras dizem respeito a um campo de atividade lingüística onde a apreciação da língua é desempenhada de modo peculiar, o que caracteriza seu uso didático.

Autora: Amelia Hamze
Educadora
Profª UNIFEB/CETEC e FISO - Barretos

http://www.educador.brasilescola.com/trabalho-docente/palavras-cruzadas.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se expresse aqui...

9 horas de músicas relaxantes

Total de visualizações de página

Depende de nós....

Depende de nós....

Populares