Postagem em destaque

Resenha do livro: POSTMAN, Neil. O Desaparecimento da Infância.

Resenha do livro: POSTMAN, Neil. O Desaparecimento da Infância. Tradução: Suzana Menescal de A. Carvalho e José Laurenio de Melo. Rio d...

Pesquisa diz que 57% das crianças entre 5 e 9 anos já usaram computador !



57% das crianças entre 5 e 9 anos já usaram computador

Pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil ouviu mais de 2.500 crianças




A nova geração já é digital. Essa é uma das conclusões da Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e da Comunicação por Crianças no Brasil, divulgada nesta quinta-feira, que mostra que 57% das crianças entre 5 e 9 anos de idade já usaram o computador. No entanto, o acesso à internet ainda se mostra restrito, já que apenas 23% dos entrevistados já navegaram na web.
A pesquisa foi realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) em parceria com o instituto Ipsos Public Affairs. Foram realizadas 2.502 entrevistas com crianças de todo o país entre os dias 21 de setembro e 27 de outubro de 2009.

Segundo o levantamento, as habilidades para o uso do computador se originam principalmente na escola: 20% das crianças mencionaram ter aprendido a utilizar o equipamento na instituição de ensino. Os pais, por outro lado, têm uma participação secundária nesse processo. Eles foram mencionados por apenas 16% das crianças que usam o computador como mestres na iniciação da vida digital. A mesma proporção de crianças declarou ter aprendido a usar a ferramenta sozinha.
Apesar de a escola ser a principal referência em matéra de educação digital, ela não é o local onde as crianças mais usam os computadores. Nesse quesito, o lar figura em primeiro lugar: 29% dos entrevistados revelaram que usam o computador preferencialmente em casa. A escola vem em seguida, com 14%; 12% usam a máquina na casa de outra pessoa e outros 12%, em lanhouses ou telecentros.
O uso que as crianças fazem dessa peça da tecnologia é interessante. Precisamente 80% delas utilizam o computador para desenhar, 64% escrevem textos e 60% ouvem músicas.


Internet – A diferença entre a parcela das crianças que já utilizaram um computador (57%) e aquelas que já acessaram a internet (23%) chamou a atenção dos pesquisadores. "Em nenhuma outra faixa etária da população adulta essa diferença é tão grande, de 34 pontos percentuais”, observa Juliano Cappi, responsável pela análise dos dados.
O maior ou menor distanciamento das crianças em relação à web poderia ser explicada pela renda familiar, segundo o pesquisador. Somente 10% das crianças que compõem famílias cuja renda mensal é de no máximo um salário mínimo já tiveram contato com a rede. Quando a renda atinge ou ultrapassa dez salários mínimos, o percentual salta para 80%.

Outro aspecto relevante revelado pela pesquisa é o papel secundário das escolas no acesso à internet. Enquanto 27% das crianças declararam ter usado a internet nesse local, somente 14% citaram a instituição de ensino como lugar onde utilizam a rede com frequência. Até mesmo as lanhouses registram um índice mais significativo: 17%. Os resultados revelam a importância do uso domiciliar: 49% declararam utilizar a internet em casa, e 46% afirmaram ser este o lugar em que mais se usa a rede.

Entre as atividades mais realizadas pelas crianças na rede, as tarefas lúdicas foram as mais citadas. Segundo pesquisa, 91% dos entrevistados utilizam a rede para jogar, enquanto 27% aproveitam o acesso para visitar algum site de relacionamento.
Revista Veja

9 horas de músicas relaxantes

Total de visualizações de página

Depende de nós....

Depende de nós....

Populares