Postagem em destaque

Resenha do livro: POSTMAN, Neil. O Desaparecimento da Infância.

Resenha do livro: POSTMAN, Neil. O Desaparecimento da Infância. Tradução: Suzana Menescal de A. Carvalho e José Laurenio de Melo. Rio d...

O que é EMDR?




EMDR- Eye Movement Desensitization and Reprocessing -
 Dessensibilização e Reprocessamento através de Movimentos Oculares - é um novo e eficaz método psicoterapêutico que tem ajudado milhares de pessoas em todo o mundo e de várias idades a resolverem, de forma rápida e duradoura, vários tipos de problemas psicológicos e emocionais, especialmente os ligados a traumas.Observando casualmente que, sob determinadas condições, movimentos oculares podem reduzir a intensidade de pensamentos perturbadores,  a psicóloga Francine Shapiro, desde 1987, vem estruturando cientificamente, o EMDR como um método, cujos sucessos foram publicados pela primeira vez, em 1989, no Journal of Traumatic Stress
Desde então,  EMDR tem recebido diversas contribuições de terapeutas e pesquisadores em todo o mundo, tornando-o um conjunto de protocolos que incorpora elementos de diferentes abordagens psicoterapêuticas.Embora não haja uma única explicação satisfatória sobre a natureza de sua eficácia, sabe-se que quando uma pessoa encontra-se  alterada emocionalmente (distress) seu cérebro não pode processar informações como o faz em condições normais. Torna-se “congelada no tempo” e a lembrança de um trauma pode ser tão perturbadora quanto tê-lo vivido, uma vez que as imagens, os sons, cheiros, sentimentos e pensamentos ainda não mudaram. 
Tais memórias costumam ter um efeito negativo e duradouro sobre o modo como uma pessoa vê o mundo e se relaciona com os outros, interferindo de forma marcante em sua vida.

Ao que parece, EMDR produz um efeito direto sobre o modo como o cérebro funciona. Uma sessão bem sucedida de EMDR permite que se normalize o processamento de informações, fazendo com que as imagens, sons, sentimentos  e sensações não mais sejam revividos quando o evento é trazido à memória. O mesmo ainda pode ser lembrado, mas seu efeito perturbador desaparece ou diminui sensivelmente. 

Várias outras modalidades terapêuticas tem semelhante propósito, no entanto, EMDR parece ser similar ao que ocorre naturalmente durante o sono REM (Rapid Eye Movement), quando sonhamos. Portanto, EMDR pode ser visto como uma psicoterapia baseada na ativação de recursos fisiológicos, que  faz com que o material perturbador perca sua força, dentro do psiquismo.Vários estudos científicos têm mostrado que EMDR é realmente eficaz. O prestigiado Journal of Consulting and Clinical Psychology publicou em 1995, uma pesquisa feita por Wilson, Becker and Thinker. Nela seus autores demonstraram que 80 sujeitos portadores de TEPT - Transtorno de estresse pós-Traumático,  melhoraram significativamente com o tratamento com EMDR. 15 meses depois ainda sustentavam os mesmos resultados satisfatórios. 

Os achados neste e em outros estudos demonstraram que EMDR é altamente eficaz e que seus resultados têm longa duração. Mais adiante indicaremos como obter outras referências bibliográficas de estudos feitos com EMDR.EMDR é um método que pode ser incorporado a outros métodos psicoterapêuticos, como têm sido feito por psicanalistas, psicoterapeutas comportamentais, reichianos, gestaltistas, hipnólogos, etc. que buscam neste treinamento ampliar a eficácia de seus recursos, ou pode ser utilizado como única forma de atendimento a um determinado cliente. 

Uma sessão começa com a identificação de um problema específico a ser focalizado. O cliente é chamado a recordar-se de um tema perturbador, que pode ser a lembrança de um evento ou um pensamento negativo. Procura manter em mente uma cena, um sentimento, um som,  um pensamento e ainda as crenças negativas relacionados ao problema. 
O terapeuta conduz conjuntos de movimentos oculares, pedindo ao cliente que siga o movimento de seu dedo enquanto este mantêm em mente o material perturbador e o cliente apenas observa e relata o que quer que lhe surja a mente, sem fazer nenhum esforço para controlar, dirigir, julgar ou analisar as associações que daí surgem. 

Pode-se dizer ao cliente que o trabalho é feito pelo próprio cérebro que é ativado na direção da cura. Cada pessoa irá processar suas associações de forma única, baseada em sua experiência pessoal e seus valores, sendo portanto, importante notar que o modo correto de processar é personalizado.

Os movimentos oculares, que podem ser substituídos por estímulos bilaterais, são repetidos até que a lembrança seja menos perturbadora e possa ser associada a pensamentos positivos e crenças sobre si mesmo, por exemplo: “Eu fiz o melhor que pude” ou “Estou bem sendo eu mesmo”. 
Durante as sessões de EMDR o cliente pode experimentar emoções intensas, mas, ao final, a maioria reporta uma grande redução em seu nível de perturbação.

As pesquisas estabeleceram que o EMDR é efetivo no tratamento do Estresse Pós-Traumático, entretanto, os clínicos treinados tem reportado sucesso no tratamento dos seguintes casos:
TEPT- Transtorno do estresse pós-traumáticoAnsiedade
de
performance
Abuso físico,
verbal ou
sexual
Transtornos de AnsiedadeTranstornos DissociativosMemórias perturbadoras
Ataques de pânicoRedução do EstresseLuto patológico
FobiasDrogadicçãoAlgumas depressões

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se expresse aqui...

9 horas de músicas relaxantes

Total de visualizações de página

Depende de nós....

Depende de nós....

Populares