Postagem em destaque

Resenha do livro: POSTMAN, Neil. O Desaparecimento da Infância.

Resenha do livro: POSTMAN, Neil. O Desaparecimento da Infância. Tradução: Suzana Menescal de A. Carvalho e José Laurenio de Melo. Rio d...

História do Dia do Índio:


Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?

Origem da data :

Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Comemorações e importância da data :

Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os minicípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.
Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.

http://www.suapesquisa.com.br/

3 comentários:

  1. Olá meu nome é Lariça Betfuer do blog http://www.falandodaeducacao.blogspot.com/ gostaria de agradecer seus elogios e sua visita.
    Quando fiz o falando da educação, não imaginei o quanto eu aprenderia com o blog e o quanto este ajudaria tantos Professores e pessoas relacionadas com o mundo infantil, no início, tive pouco apoio de outros blogueiros, deixava recados e ninguém me respondia, só quando meu blog começou a alcançar muitas visitas e que começaram a me procurar, acredito eu que por interesse em fazer propaganda destes "blogs" no meu.
    Por este motivo, eu procuro apoiar blogs que estão começando e embora você tenha poucas visitas no início, poucos seguidores etc, não desista do blog, não desista de postar, não desista de buscar postagens de qualidade e que acrescente a você e a todos os que lêem.
    Não pare de estudar, leia tudo o que puder sobre educação pois mais importante do que ensinar, é ensinar certo.
    Boa sorte no mundo dos blogueiros, na carreira profissional e na vida!
    Mil beijokas da Lari e bem - vinda ao mundo dos Blogueiros.

    ResponderExcluir
  2. olá ! Obrigada por nos seguir, também estamos acompanhando sua postagens que são ótimas ! Já visitou os bogs parceiros ( tecendo histórias, canto do conto entre outros ? Dê uma espiadinha !). Bjs, Mammy

    ResponderExcluir
  3. Conheci seu blog através do Blog da Lari. Adorei! Parabéns! Você é FERA! Passe pelo Ferinhas e pegue o selo Blog FERA! Beijos

    ResponderExcluir

Se expresse aqui...

9 horas de músicas relaxantes

Total de visualizações de página

Depende de nós....

Depende de nós....

Populares