O documentário mostra a vida de Freud, através da análise de detalhes de sua personalidade e de suas relações familiares, desde sua infância, que inspirou muitas de suas idéias, até sua fama mundial.
Recorre a variado material biográfico, artigos pessoais, cartas, diários, fotografias e imagens raras.
Apresenta entrevistas com diversos especialistas, como o psicólogo e historiador Joe Aguayo, o diretor executivo dos arquivos de Freud Dr. Harold P. Blum, o psicanalista Dr. Leo Rangell e autores e escritores da área psicológica. Traz ainda depoimentos dos netos de Sigmund Freud, Walter e Sophie Freud.
O programa mostra as teorias de Freud, enquanto percorre sua complexa personalidade, mostrando que, apesar de suas idéias revolucionárias, que influenciam a época moderna, Freud foi flagelado por medos neuróticos, incômodas obsessões e comportamentos adictivos.
Apesar da dificuldade de apresentar um sumário de uma vida e trabalho tão complexos quanto os de Freud em 50 minutos, este documentário faz um trabalho excelente, dando uma visão geral dos principais eventos de sua vida, e apresenta dois aspectos pouco mostrados da vida de Freud: seu interesse pela cocaína e o trabalho que fez para promover o uso da droga, e o modo como o anti-semitismo e a ascensão do nazismo na Alemanha e na Áustria lhe causaram forte impacto, forçando-o a se exilar na Inglaterra.
O diferencial deste documentário é ter um enfoque biográfico, sendo mais voltado a fatos interessantes da vida de Freud que a sua obra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se expresse aqui...