A Pedagogia Waldorf foi criada por Rudolf Steiner há 95
anos. Seu currículo é vivo, dinâmico e integrado, assim como sua preocupação
com o desenvolvimento global dos alunos, suas diferenças individuais e a ênfase
em descobrir suas capacidades e potencial respeitando cada etapa de
desenvolvimento da criança. Esse currículo é desenvolvido em bases
antropológico/antroposóficas, tendo em vista a evolução física, emocional e
espiritual do ser humano.
A Antroposofia, do grego "conhecimento do ser humano", introduzida no início do século XX pelo austríaco Rudolf Steiner, pode ser caracterizada como um método de conhecimento da natureza do ser humano e do universo, que amplia o conhecimento obtido pelo método científico convencional, bem como a sua aplicação em praticamente todas as áreas da vida humana.
A Antroposofia, do grego "conhecimento do ser humano", introduzida no início do século XX pelo austríaco Rudolf Steiner, pode ser caracterizada como um método de conhecimento da natureza do ser humano e do universo, que amplia o conhecimento obtido pelo método científico convencional, bem como a sua aplicação em praticamente todas as áreas da vida humana.
A principal meta de uma Escola Waldorf deve ser o de desenvolver
seres humanos capazes de, por eles próprios, dar sentido e direção às suas
vidas, desenvolver na criança “cabeça, coração e mãos” através de um currículo
que balanceia as atividades escolares. Este currículo insere música; artes além
de matérias como jardinagem, técnicas agrícolas e horticultura. Através dessa
metodologia, os professores buscam despertar o gosto pelo aprendizado, fazendo
deste uma atividade não competitiva.
É ministrado na escola o mesmo currículo exigido em outras
escolas como: português, matemática, ciências físicas e biológicas, história e
geografia. Mas de acordo com os objetivos da Educação Waldorf, os alunos terão
acesso também a matérias como astronomia, teatro, zoologia, botânica, euritmia,
música, trabalhos manuais, artesanato, agrimensura, astronomia de posição,
filosofia, artes plásticas e cênicas, assim como línguas estrangeiras. Em
termos metodológicos, o currículo Waldorf pode ser comparado a uma espiral
ascendente: as matérias são revistas várias vezes e a cada nova exposição uma
nova e mais profunda visão do conteúdo exposto é oferecida.
1° Setênio – “O mundo é bom!”
- - De 0 a 07 anos (maturidade escolar);
- - A criança está aberta ao mundo;
- - Tem confiança ilimitada;
- - Recebe impressões sensoriais;
- - Não elabora julgamento ou análise;
- - Está na fase do desenvolvimento motor;
- - As percepções inadequadas são armazenadas no inconsciente (não compreende o pensamento dos adultos);
- - Aprendizado por imitação;
- - O educador Waldorf deve ser digno de ser imitado, pois nessa imitação inconsciente estará fundamentando sua moralidade futura.
- - Característica: O bom.
O ambiente da sala de jardim de infância é muito importante e deve
ser aconchegante. A sala se compõe de pequenos ambientes, como o “quarto das
bonecas” ou a “cozinha”. Há mesas grandes para que as crianças tenham uma
vivência do social nas refeições e algumas outras atividades, como a culinária
ou aquarela. Há cavaletes e panos para a construção de cabanas, circo… Os
brinquedos são de madeira e as bonecas são de pano. Há ainda sementes, conchas,
pedras, toquinhos de madeira, lã de carneiro, capas, saias, panos, giz de cera
e cera de abelha para que a criança possa criar e usar a fantasia que lhe é
inerente.
A área externa é muito arborizada com árvores frutíferas inclusive
e flores. Há caixas de areia, água, balanços, escorregadores, gangorras e
pontes. Há muito espaço onde a criança poderá desenvolver a motricidade.
Na idade pré-escolar, a criança desenvolve-se em grande parte
através do brincar. O brincar é tão importante e sério como o trabalho para o
adulto. Ao brincar, a criança vai adquirindo experiências e vivências com as
quais vai aprendendo a se situar em seu meio ambiente. É no brincar que a
criança conhece o mundo e a si mesma e desenvolve capacidades de relacionamento
social e coordenação motora.
A criança pequena é inteiramente força de vontade, ela só quer
brincar e se movimentar. A forma de brincar da criança é influenciada pela
fantasia, que vem de dentro e pela imitação – ela imita o trabalho e os gestos
dos adultos. E aqui os educadores têm que estar atentos aos seus gestos e
posturas diante da criança. O ritmo é muito saudável para a criança, pois dá
segurança. Busca-se cultivar, diariamente, os bons hábitos de higiene,
alimentação, respeito, veneração e socialização.
Há atividades semanais, como o dia de fazer o pão, o dia da
aquarela, da jardinagem, do kântele e da euritmia. Nas atividades diárias há o
momento do brincar e das atividades dentro da sala, o momento do ritmo, onde
são vivenciadas as festas e estações do ano, o brincar no pátio e o conto de
fadas.
As festas do ano ajudam a criança a entrar no ritmo do ano. Através
de músicas, danças, teatros, histórias e alimentos, as tradições são lembradas
e a criança vivencia o sentido cósmico das festas: Páscoa, Pentecostes,
Lanterna, São João, Micael, São Nicolau e Natal.
A música é vivenciada através de canções e do kântele. Criam-se
momentos para o ouvir, o silenciar e o cantar. A música ajuda a harmonizar e
equilibrar o processo respiratório físico, anímico e social. O Kântele, com sua
sonoridade e escala especial é como uma gota de vida no deserto sonoro (falta
de adequação dos sons, que deixam a criança agitada) que cerca a criança. A
escala é pentatônica, que cria uma atmosfera flutuante, de sonho, que não
adentra a corporalidade física. Esse ambiente sonoro alimenta a alma da criança
pequena, de tal forma que é capaz até de harmonizar seus processos físicos.
O conto de fadas refere-se às grandes verdades espirituais da
evolução humana, como vida e morte, bem e mal…
Ensino Fundamental
·
2° Setênio – “O mundo é belo!”:
·
- De 07 a 14 anos (maturidade sexual);
·
- Desenvolvimento anímico;
·
- Emancipação da vida corporal;
·
- Interage e reage aos estímulos que
recebe;
·
- Necessita de explicações conceituais;
·
- Interesse pela admiração que as
coisas causam;
·
- Vivência na área dos sentimentos (sai
sentido entra sentimento);
·
- Puberdade (12/14 anos) perturba a
harmonia anímica;
·
- O professor Waldorf deve saber o que
é bom ou não para seu aluno e entusiasmá-lo, deve ter “autoridade amorosa”;
·
- Característica: O belo.
O professor de classe:
Cada grupo de alunos que ingressa no primeiro ano terá um (a)
professor (a) que acompanhará essa turma durante os oito anos do Ensino
Fundamental. Além de ministrar as matérias básicas para as quais estiver apto,
através da intensa convivência, o professor tem a possibilidade de conhecer em
profundidade cada criança e pode desenvolver um acompanhamento mais
individualizado e balizado nas necessidades de cada uma delas. O professor da
classe acompanha o grupo em viagens, estabelece o elo entre as famílias das
crianças e objetiva criar um grupo social integrado entre elas.
O ensino em épocas:
A Pedagogia Waldorf desenvolveu as épocas como forma de
possibilitar aos alunos um maior aprofundamento dos grandes temas trazidos.
Assim, como exemplo, é dada uma época de História por 3 ou 4 semanas e a
criança vivencia uma integração de matérias que gira em torno do tema abordado.
Pode-se seguir uma época de Matemática ou de Português e assim, sucessivamente,
as épocas se desenrolam ao longo do ano. O ensino em épocas possibilita que os
alunos recebam os conteúdos de uma forma não fragmentada, desconectada com o todo
ou ainda de uma forma superficial. Através desse sistema, a criança pode
efetivamente “mergulhar” e vivenciar profundamente cada matéria.
Como educar o ser humano dos 7 aos 14 anos:
Nesse segundo setênio de vida, a criança desenvolve sua vida
emocional e sua ligação com o mundo e com as pessoas. Em seu dia-a-dia, ela
necessita fundamentalmente de ritmo e também precisa aprender os conteúdos
através de uma ligação com seus sentimentos. Aquilo que uma criança não
vivencia, com o que não se envolve ou não pode estabelecer uma ligação afetiva
será algo meramente decorado ou mecânico e tenderá a ser esquecido com o tempo.
Por este motivo, o Currículo desenvolve suas matérias de forma que os alunos
possam integrar em seu aprendizado: o desenvolvimento do querer (atividades do
fazer), do sentir (poesia, arte e música relacionadas aos temas que tocam
interiormente a criança e que estão de acordo com os interesses relacionados à
sua idade e amadurecimento) e o desenvolvimento do pensar. Nesse último, a
idéia é criar condições para que a criança aprenda a pensar e não simplesmente
decorar as respostas acertadas. Por fim, atividades práticas – como trabalhos,
viagens – levarão os alunos à aplicação concreta dos conhecimentos.
A forma trimembrada de uma aula:
Para atingir o aprofundamento dos conteúdos básicos (matemática,
português história, geografia, mineralogia, química, etc.), a aula inicial, a
qual é ministrada pelo professor da classe, tem a duração de duas horas e segue
uma composição que visa trabalhar harmoniosamente o desenvolvimento do querer,
sentir e pensar da criança. A aula compreende atividades que visam desenvolver
habilidades: físico/corpóreas, imaginativas, memória, raciocínio lógico,
reflexão, artística, dicção entre outras.
Integração com os pais:
A criança dos 7 aos 14 anos tem o seu desenvolvimento a partir de
três importantes relações em sua vida: a família, a escola e os amigos. Dessa
forma, é fundamental que se integre Família e Escola. Para tanto, são
realizados encontros em que se conversa e se aprende sobre a criança. Cada
professor de classe realiza reuniões mensais ou bimestrais com os pais, e
encontros anuais de confraternização da classe, além de outras atividades,
eventos e palestras da escola. Essas atividades objetivam os mesmos ideais:
fazer da vida e do ensino que a criança recebe a melhor base para seu
desenvolvimento harmonioso como ser humano.
Toda Escola Waldorf tem como
princípio a ativa participação dos pais na vida escolar de seu filho.
Integração entre as matérias:
Desde o 1° ano Waldorf, as matérias complementares como: Música
Instrumental, Canto, Trabalhos Manuais, Artes Aplicadas, Pintura, Desenho,
Desenho de Formas, Euritmia, Educação Física, Dramatização e Teatro acompanham
o conteúdo curricular e são desenvolvidos de acordo com a maturidade. As
matérias representam não só um complemento curricular, mas fazem parte de um
todo que propiciará à criança, um desenvolvimento saudável e global. O conteúdo
de cada matéria segue a linha mestra ou, como costumamos chamar, o “fio
vermelho do ano”. Este “fio” tece o cenário no qual terá lugar o desabrochar da
criança e o desenvolvimento das capacidades necessárias à sua harmonia. Nesse
cenário, ela também poderá exteriorizar suas habilidades individuais.
Estudos e vivências de complementação ao currículo:
A partir do segundo ano, as crianças iniciam passeios, visitas e
viagens que vão fortalecer o seu aprendizado. A cada ano se escolhe um tema
central que será complementado com uma viagem de época, que compreenda não só o
estudo e a observação, mas a participação na vida social e a integração da
classe. Além das viagens, passeios e visitas, o trabalho de dramatização e
teatro propicia ao Professor da Classe desenvolver em seus alunos a autoconfiança,
a interação com seu grupo social e a responsabilidade para com o todo. As
crianças “aprendem fazendo” e descobrem que todos os papéis são importantes.
Ensino Médio:
3° Setênio – “O mundo é verdadeiro!”:
·
- De 14 a 21 anos (maturidade social);
·
- Liberdade das forças anímicas;
·
- Desenvolvimento do lógico, analítico
e sintético;
·
- Separa-se do mundo (vê o mundo de
fora);
·
- Quer explicações conceituais e
intelectuais;
·
- Quer ser compreendido;
·
- O professor Waldorf deve ser digno de
respeito.
·
- Característica: O verdadeiro.
Nos quatro anos do Colegial Waldorf, que vão do 9° ao 12° Anos, a
Pedagogia Waldorf concentra-se especialmente nas capacidades do pensamento e do
julgamento independentes, desenvolvidas no jovem estudante.
Ao completar 15 anos e entrar no terceiro setênio de vida, o jovem
vivencia drásticas mudanças físicas e, ao mesmo tempo, começa a desenvolver a
maturidade intelectual, freqüentemente acompanhada de crises de insegurança e
de esforços idealistas. Como nas séries iniciais, ainda é importante que a
Escola estabeleça limites claros, mas deve-se estimular os adolescentes a
caminhar por suas próprias pernas e aprender com seus erros, visando maior grau
de liberdade de escolha e de ação.
No processo de despertar o Eu e colocar sua individualidade
nascente no caminho da autonomia, o jovem assume, freqüentemente, uma atitude
de rebeldia contra o mundo adulto e suas expectativas, chegando, mesmo, a negar
suas regras. Mas tal é necessário para levá-lo a estabelecer as suas regras
próprias e seu próprio sistema de valores. Assim, ao longo dos quatro anos,
cada vez mais a responsabilidade é deslocada para o próprio aluno.
A Antroposofia visa desenvolver um ser humano equilibrado em suas
potencialidades, em que o querer, o sentir e o pensar sejam naturalmente
praticados.
O homem se relaciona de formas muito diferentes com o mundo:
através da atividade física, da atividade anímica e do âmbito do pensamento.
Steiner ressaltou essa relação ternária, estabelecendo, inclusive, a
inter-relação destas três atividades entre si, assim como com a organização
corporal. O homem não é um ser unidimensional; antes de tudo, o sadio desenvolvimento
do corpo e da alma é a condição prévia para que a individualidade espiritual
possa atuar no mundo.
Mãos, coração e cabeça têm igual importância no desenvolvimento do
ser humano. Por isso, a Pedagogia Waldorf impulsiona da mesma maneira o desenvolvimento
das capacidades prático-manuais, morais e cognitivas. No Colegial Waldorf, isto
é conseguido através de um currículo que, por sua diversificação e
profundidade, proporciona inúmeras experiências e encontros humanos para o
crescimento do indivíduo dentro do ambiente social. Mais do que a simples
preparação para um curso superior, o Colegial Waldorf é uma preparação para a
vida.
Fontes: http://www.antroposofy.com.br/wordpress/videos/
http://www.antroposofy.com.br/wordpress/conteudo-pedagogico/
https://lucianaivanike.wordpress.com/category/pedagogia-waldorf/
https://lucianaivanike.wordpress.com/category/pedagogia-waldorf/
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