O que vem a ser isso?
Para entendermos a Visão Holística da Educação é
necessário sabermos a sua origem. A palavra Holismo – vem do grego holon –
significa inteiro, integral, totalidade, realidade, que faz referência a um
universo feito de conjuntos integrados que não pode ser reduzido a simples soma
de suas partes.
A educação holística busca desenvolver e trabalhar com
todas as inteligências, ou seja, com as inteligências múltiplas, mas
principalmente com a inteligência emocional, que é o pensar com o
coração, ao invés de só utilizar a inteligência racional, como sempre
fomos condicionados a fazer. Busca desenvolver o raciocínio
utilizando os dois lados do cérebro ao mesmo tempo, principalmente o lado
direito que é o lado criativo e intuitivo, ao invés de utilizar apenas o
lado esquerdo do cérebro, que é lógico e racional. O lado esquerdo é a parte
do cérebro que a maioria das pessoas tem sido condicionadas a usar ao
longo do tempo, através do sistema educacional cartesiano e prussiano
(militar) de nossas escolas.
Robin Ann Martin, em 2003, descreve uma situação mais
ampla, “Nos seus níveis gerais, o que difere a educação holística das outras
formas de educação são seus objetivos e metas, o foco de sua atenção no
aprendizado experimental e no significado e importância que isso tem
nos relacionamentos e nos valores humanos dentro do aprendizado”.
A concepção de Holismo refere-se à idéia de que toda propriedade
de um dado sistema, em qualquer campo de estudo, não pode ser determinada
ou explicada apenas pela soma das partes dos seus componentes, mas pela
sua inter-relação com o meio e com o todo.
“O
termo Educação Holística foi proposto pelo americano R. Miller (1997)
para designar o trabalho de um conjunto heterogêneo de liberais, de humanistas
e de românticos que têm em comum a convicção de que a personalidade global de
cada criança deve ser considerada na educação. São consideradas todas as
facetas da experiência humana, não só o intelecto racional e as
responsabilidades de vocação e cidadania, mas também os aspectos físicos,
emocionais, sociais, estéticos, criativos, intuitivos e espirituais inatos da
natureza do ser humano”. (Yus, 2002, p.16).
A Visão Holística
da Educação é um novo modo de relação do ser humano com o mundo;
uma nova visão do cosmos, da natureza, da sociedade, do outro e de si mesmo.
Segundo o Relatório da Comissão Internacional de Educação para a UNESCO, intitulado “Educação: um tesouro a descobrir”,1994 (que é a base para documentos e pareceres atuais do MEC, ex : PCN’s) são quatro os pilares básicos da Educação para o século XXI:
1)Aprender a fazer;
2)Aprender a conhecer;
3)Aprender a ser;
4)Aprender a viver juntos.
uma nova visão do cosmos, da natureza, da sociedade, do outro e de si mesmo.
Segundo o Relatório da Comissão Internacional de Educação para a UNESCO, intitulado “Educação: um tesouro a descobrir”,1994 (que é a base para documentos e pareceres atuais do MEC, ex : PCN’s) são quatro os pilares básicos da Educação para o século XXI:
1)Aprender a fazer;
2)Aprender a conhecer;
3)Aprender a ser;
4)Aprender a viver juntos.
Para se alcançar estes pilares, a Visão Holística traça um perfil de um ser humano com as seguintes características:
1. Ativo e
Autodeterminado: autonomia para a “reconstrução do mundo”;
2. Pacífico:
sensibilidade e criatividade para a criação de formas de luta;
3. Solidário:
opõe-se ao acúmulo de bens como fonte de poder. Busca a justiça social;
4. Autoconsciente:
busca da felicidade, bem-estar e paz, desde que atendidas as necessidades
básicas de sobrevivência;
5. Intuitivo e
dotado de visão holística: Intuição que alimenta hipóteses dentro de uma
perspectiva interdisciplinar;
6. Pleno de amor: o
amor descarta a competição, o egoísmo, a inveja, etc. Estimula a adesão, a
participação e ao “compartilhar”;
7. Sensível ao belo
e criativo: observar, sentir, captar, empolgar-se com detalhes do mundo;
8. Voltado ao espiritual: ser
espiritualizado significa buscar internamente um encontro com a manifestação
divina que existe em cada um de nós. Não se trata de religião.
Refere-se à idéia de que toda propriedade de um dado sistema em qualquer campo
de estudo não pode ser determinada ou explicada pela soma das partes dos seus
componentes.
"O
todo é maior que a soma das partes". (Aristóteles)
A Visão Holística na Educação contribui para:
a) Perceber o aluno como ser integral, considerando suas
vivências culturais, familiares, histórico psicossocial e afetivo;
b) Aprender a conviver com o aluno, entender o papel do
docente no processo educacional;
c) Experiências em atividades de grupo; (valorizando as
relações e respeitando o outro com suas diferenças)
Referência: https://fmaria.wordpress.com/visao-holistica-da-educacao/
http://mensageirosdoamanhecer.org/o-que-e-a-educacao-holistica/
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