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Resenha do livro: POSTMAN, Neil. O Desaparecimento da Infância.

Resenha do livro: POSTMAN, Neil. O Desaparecimento da Infância. Tradução: Suzana Menescal de A. Carvalho e José Laurenio de Melo. Rio d...

Breve resumo sobre pontos divergentes entre as teorias de Piaget & Vygotsky




Podemos perceber que tanto Piaget como Vygotsky reconhecem a criança como um ser capaz de interagir com o meio sofrendo influência deste e também provocando mudanças neste ambiente. Mas encontramos mais divergências que pontos em comum. Abaixo estão alguns pontos importantes que se divergem nas formas de pensar os processos:

1)  Piaget: Prioriza a maturação biológica, onde os fatores internos são mais importantes. O desenvolvimento ocorre de forma sequencial, fixa e  universal de estágios.
Vygotsky: Prioriza o Social, pois segundo sua teoria, o desenvolvimento ocorre de fora para dentro, varia de acordo com estes fatores externos como cultura, família, ambiente, clima e etc.

2) Para Piaget os conhecimentos são elaborados espontaneamente pela criança de acordo com o estágio em que ela se encontra. A visão particular (egocêntrica) que a criança tem sobre o mundo, vai progressivamente se aproximando da visão do adulto de forma objetiva e socializada.
Vygotsky discorda de Piaget, pois para ele a criança é um ser social, nasce em um meio social e sua interação com o mesmo, a construção do real é mediada pelo interpessoal antes de ser internalizada pela criança.

3) Piaget acredita que a aprendizagem subordina se ao desenvolvimento e tem pouco impacto sobre ele minimizando impacto da interação social no processo.
Já para Vygotsky, acontece o contrário. Desenvolvimento e Aprendizagem influenciam - se de modo que quanto mais apredizagem, mais desenvolvimento e vice versa.

4) Para Piaget o pensamento precede a linguagem no desenvolvimento e que esta é apenas uma das várias formas de expressão. O pensamento depende de coordenação de sistemas sociomotores e não da linguagem que só ocorre após a criança percorrer determinados nívies de habilidades cognitivas, subordinando se aos processos de pensamento. Não se pode ensinar a seriar, pensar, classificar, usando apenas a linguagem.
Vygotsky defende que pensamento e linguagem são interdependentes desde o início da vida. A aquisição da fala modifica suas funções mentais superiores: possibilita imaginar, acessar as memórias, e planejar as ações.
Deste modo sistematiza a experiência direta que adquire uma função central no desenvolvimento cognitivo reorganizando processos em andamento. 
A cultura molda o psicológico, determina a maneira de pensar do indivíduo.As funções psicológicas de uma pessoa são mediadas pelo social, os conceitos são construídos e internalizados de pessoa para pessoa.
A palavra é o microcosmos, é o início de tudo e tem os significados diferentes, é polissêmica; a mente da lugar à pessoa que é o sujeito de seu conhecimento.

Conclusão:
São duas importantes vertentes da teoria comportamentalista, mas  devemos entender primeiramente o contexto em que foram criadas.  A exemplo de Piaget, que revolucionou o modo científico de olhar para a criança explicitando as fases de desenvolvimento de ser humano, mostrando nos que existem padrões de comportamento dentro da cronologia das fases; a teoria de Piaget ainda é muito difundida, mas será a melhor forma "hoje", para entender e reformular a educação? Se partirmos da idéia de que todos somos diferentes, temos um histórico familiar, cultural, étinico que não devem ser ignorados, qual seria a melhor forma de aplicar a teoria de Piaget, se é que isto é o mais apropriado?
E Vygotsky? O homem é mesmo um ser social? Todos somos seres sociais? Este teórico tem idéias que me satisfazem muito, dentro do que eu espero da educação. Mas existem tantas outras teorias. Será que o que nos falta é lançar um olhar humanizado para a educação, derrubando estes paradigmas? Toda teoria terá sua importância, o que fará a diferença será nossa postura diante da sala de aula. Sem extremismos, devemos pensar e estudar todas estas teorias, mas não devemos esquecer que o ser humano é tão complexo que é quase utópico pensar em algo definitivo que solucionará as falhas na educação. Trabalhamos com "gente", ideologias, estudos, pesquisas e teorias não serão o bastante. O profissional educador deve se lembrar de sua própria vida escolar, se posicionar no lugar da criança e "ler" nas entrelinhas o que realmente pode funcionar naquele momento. O homem é um organismo vivo, que se modifica a cada respiração, e que modifica a realidade em que está inserido. Portanto a educação também deve ser vista como um processo orgânico, natural e que integre em sua essência o desenvolvimento físico, mental e espiritual. Uma visão holística da educação pode ser um dos caminhos.
Danúbia Rocha

Visão Holística da Educação? O que vem a ser isso?


O que vem a ser isso?
Para entendermos a Visão Holística da Educação é necessário sabermos a sua origem. A palavra Holismo – vem do grego holon – significa inteiro, integral, totalidade, realidade, que faz referência a um universo feito de conjuntos integrados que não pode ser reduzido a simples soma de suas partes. 

A edu­ca­ção holís­tica busca desen­vol­ver e tra­ba­lhar com todas as inte­li­gên­cias, ou seja, com as inte­li­gên­cias múl­ti­plas, mas prin­ci­pal­mente com a inte­li­gên­cia emo­ci­o­nal, que é o pen­sar com o cora­ção, ao invés de só uti­li­zar a inte­li­gên­cia raci­o­nal, como sem­pre fomos con­di­ci­o­na­dos a fazer. Busca desen­vol­ver o raci­o­cí­nio uti­li­zando os dois lados do cére­bro ao mesmo tempo, prin­ci­pal­mente o lado direito que é o lado cri­a­tivo e intui­tivo, ao invés de uti­li­zar ape­nas o lado esquerdo do cére­bro, que é lógico e raci­o­nal. O lado esquerdo é a parte do cére­bro que a mai­o­ria das pes­soas tem sido con­di­ci­o­na­das a usar ao longo do tempo, atra­vés do sis­tema edu­ca­ci­o­nal car­te­si­ano e prus­si­ano (mili­tar) de nos­sas escolas.
Robin Ann Mar­tin, em 2003, des­creve uma situ­a­ção mais ampla, “Nos seus níveis gerais, o que difere a edu­ca­ção holís­tica das outras for­mas de edu­ca­ção são seus obje­ti­vos e metas, o foco de sua aten­ção no apren­di­zado expe­ri­men­tal e no sig­ni­fi­cado e impor­tân­cia que isso tem nos rela­ci­o­na­men­tos e nos valo­res huma­nos den­tro do aprendizado”.
A con­cep­ção de Holismo refere-se à idéia de que toda pro­pri­e­dade de um dado sis­tema, em qual­quer campo de estudo, não pode ser deter­mi­nada ou expli­cada ape­nas pela soma das par­tes dos seus com­po­nen­tes, mas pela sua inter-relação com o meio e com o todo.

“O termo Educação Holística foi proposto pelo americano R. Miller (1997) para designar o trabalho de um conjunto heterogêneo de liberais, de humanistas e de românticos que têm em comum a convicção de que a personalidade global de cada criança deve ser considerada na educação. São consideradas todas as facetas da experiência humana, não só o intelecto racional e as responsabilidades de vocação e cidadania, mas também os aspectos físicos, emocionais, sociais, estéticos, criativos, intuitivos e espirituais inatos da natureza do ser humano”. (Yus, 2002, p.16). 

A Visão Holística da Educação é um novo modo de relação do ser humano com o mundo; 
uma nova visão do cosmos, da natureza, da sociedade, do outro e de si mesmo. 
Segundo o Relatório da Comissão Internacional de Educação para a UNESCO, intitulado “Educação: um tesouro a descobrir”,1994 (que é a base para documentos e pareceres atuais do MEC, ex : PCN’s) são quatro os pilares básicos da Educação para o século XXI:
1)Aprender a fazer; 
2)Aprender a conhecer;  
3)Aprender a ser;  
4)Aprender a viver juntos.           

Para se alcançar estes pilares, a Visão Holística traça um perfil de um ser humano com as seguintes características:
1. Ativo e Autodeterminado: autonomia para a “reconstrução do mundo”;

2. Pacífico: sensibilidade e criatividade para a criação de formas de luta;

3. Solidário: opõe-se ao acúmulo de bens como fonte de poder. Busca a justiça social;

4. Autoconsciente: busca da felicidade, bem-estar e paz, desde que atendidas as necessidades básicas de sobrevivência;

5. Intuitivo e dotado de visão holística: Intuição que alimenta hipóteses dentro de uma perspectiva interdisciplinar;

6. Pleno de amor: o amor descarta a competição, o egoísmo, a inveja, etc. Estimula a adesão, a participação e ao “compartilhar”;

7. Sensível ao belo e criativo: observar, sentir, captar, empolgar-se com detalhes do mundo;

8. Voltado ao espiritual: ser espiritualizado significa buscar internamente um encontro com a manifestação divina que existe em cada um de nós.  Não se trata de religião. Refere-se à idéia de que toda propriedade de um dado sistema em qualquer campo de estudo não pode ser determinada ou explicada pela soma das partes dos seus componentes. 

"O todo é maior que a soma das partes".  (Aristóteles)         

A Visão Holística na Educação contribui para:
a) Perceber o aluno como ser integral, considerando suas vivências culturais, familiares, histórico psicossocial e afetivo;
b) Aprender a conviver  com o aluno, entender o papel do docente no processo educacional;
c) Experiências em atividades de grupo; (valorizando as relações e respeitando o outro com suas diferenças) 

Referência: https://fmaria.wordpress.com/visao-holistica-da-educacao/
http://mensageirosdoamanhecer.org/o-que-e-a-educacao-holistica/

PARA O DIA DAS MÃES VAMOS FAZER "BONECAS DE LINHA OU LÃ"

 Atividade para o dia das mães:


Pode ser utilizado em sala para o dia das mães. 
Chaveiro, colar, móbile e etc.
Use a criatividade!


Você precisará de: Tesoura, linha grossa ou barbante ou lã (1 novelo) e um retângulo que as medidas vão depender do tamanha da boneca que você deseja fazer, em nosso projeto foi utilizado medidas 10 x 15 similar a uma foto convencional.  


Você vai passar a linha em volta da lateral sem apertar muito 


Aqui você transpassará a linha como se fosse amarra-la, dê um nó bem firme.



Você vai precisar dar pelo menos 100 voltas para criar uma boneca boa. Quanto mais voltas, mais espessa será a boneca. Na última volta, faça um laço para prender a ponta.


Após terminar as voltas você pegará a ponta que você havia deixado lá no início e dará um nó junto à outra ponta do final do novelo


Depois deve imaginar as três partes da boneca, cabeça corpo e membros.Corte pequenos pedaços de linha e amarre na primeira parte que deverá ser menor para formar a cabeça, o tronco deve ser 2x maior que o espaço deixado para a cabeça e  as pernas devem ser do 3x o tamanho da cabeça que será nossa referência de proporção.  

Da mesma forma vamos amarrar a lã nos braços para fazer as mãos e depois cortar com a tesoura as pontas

Da mesma forma vamos amarrar a lã nos braços para fazer as mãos e depois cortar com a tesoura as pontas


E por fim os pés da mesma forma


http://www.willowday.com/2015/01/willowday-2014-review.html

Sugestões e idéias:  



  1. Para dar um visual diferente, faça tranças nos braços e pernas antes de amarrar.
  2. Se quiser que a boneca tenha cabelo, faça mais voltas no começo, separando algumas para o cabelo antes de amarrar o pescoço. Deixe as voltas extras penduradas, até chegar a hora de ajustar o cabelo.
  3. As bonecas de palha de milho são feitas de maneira similar, mas com palha de milho no lugar da linha.
  4. Para fazer uma boneca de linha gigante, use um esfregão de corda em vez de linha. Retire o esfregão da peça de plástico que segura as linhas, dobre no meio e amarre para fazer a cabeça.
  5. Para desperdiçar menos linha, após amarrar a linha em cima do cartão, corte os laços do outro lado antes de dividir em braços e pernas.
  6. Tente algumas variações, como colocar um laço de fita ou usar duas cores de linha sucessivamente.
  7. Se quiser fazer uma menina, você não têm que cortar e amarrar as pernas. Vai parecer um vestido.

Cartões DIA DAS MÂES




http://pequeninos-de-jesus.blogspot.com.br/2010/04/cartoes-para-o-dia-das-maes.html

Teorias Cognitivas: David Paul Ausubel (1918-2008)


"O fator isolado mais importante que influencia o aprendizado é aquilo que o aprendiz já conhece". Para Ausubel o conhecimento prévio do aluno é a chave para a aprendizagem  significativa.   


    O pesquisador norte-americano David Paul Ausubel (1918-2008) dizia que, quanto mais sabemos, mais aprendemos.  Muito conhecido por ter proposto o conceito de "aprendizagem significativa", que ocorreu no auge das teorias behavioristas.
Pontos principais de uma teoria e de outra:
Os Behavioristas acreditam que a aprendizagem resulta numa mudança no comportamento do aluno. O foco dos behavioristas é o resultado do processo de aprendizagem.  
Os Cognitivistas acreditam que a aprendizagem ocorre quando os alunos são capazes de adicionar novos conceitos e idéias à sua  estrutura cognitiva através do reconhecimento da relação entre alguma coisa que eles já sabem e o que eles estão aprendendo. O foco dos cognitivistas é na entrada do processo de aprendizagem.
  A teoria de David Ausubel, é baseada na visão cognitivista e segundo Ausubel, a aprendizagem significativa  no processo de ensino necessita fazer algum sentido para o aluno e, nesse processo, a informação deverá interagir e ancorar- se nos conceitos relevantes já existentes na estrutura do aluno.
Elaborou sua a teoria da aprendizagem significativa que definiu como o processo "de aprender algo novo" relaciona -se com um aspecto relevante do " com o que já foi aprendido".  A Estrutura cognitiva  é uma estrutura hierárquica de conceitos que são abstrações da experiência do indivíduo. Novas idéias e informações são aprendidas e retidas na medida em que existem pontos de ancoragem . A aprendizagem significativa ocorre quando uma nova informação ancora-se em conceitos relevantes preexistentes na estrutura cognitiva de quem aprende. Esta aprendizagem implica em modificações na estrutura cognitiva e não só acréscimos.

 À medida em que a aprendizagem significativa ocorre, conceitos são desenvolvidos, elaborados e diferenciados em decorrência de sucessivas interações:
Diferenciação progressiva - As idéias mais gerais e mais inclusivas da disciplina devem ser apresentadas no início para, depois irem sendo progressivamente diferenciadas. Em termos de detalhe e especificidade
é mais fácil para o ser humano captar aspectos diferenciados de um todo mais inclusivo previamente aprendido, do que chegar ao todo a partir de suas partes diferenciadas.
Reconcilição integrativa - Explorar relações entre idéias, apontar similaridades e diferenças importantes, reconciliar discrepâncias reais ou aparentes. O conteúdo deve não só proporcionar a diferenciação progressiva, mas também:  explorar, explicitamente, relações entre proposições e conceitos,  chamar atenção para diferenças e similaridades importantes e reconciliar inconsistências reais ou aparentes.

   Podemos concluir em síntese que a teoria de Ausubel  trata dos processos de aprendizagem valorizando o conhecimento já adquirido pelo aprendiz. Este novo conhecimento estabelece conexões com o que ele já sabe dando origens à novos conceitos que serão desenvolvidos, elaborados e diferenciados em decorrências de sucessivas interações.

Fontes: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/david-ausubel-aprendizagem-significativa-662262.shtml
http://penta2.ufrgs.br/edu/objetivo/ausubel.html


Danúbia Rocha



Quem foi Janusz Korczak e o que ele fez pela educação: Assista ao filme:" As 200 crianças do Dr. Korczak"

Dr. Korczak



Foi um médico, pediatra, educador, escritor, autor infantil, publicista, ativista social e oficial do Exército Polaco.
Pedagogo inovador e autor de obras no campo da teoria e prática educacional, foi precursor nas iniciativas em prol dos direitos da criança e do reconhecimento da igualdade das crianças que hoje encontramos nas Escolas Democráticas.
Na qualidade de diretor de um orfanato instituiu, entre outros, um tribunal de arbitragem de crianças, no âmbito do qual as próprias crianças avaliavam as causas apresentadas por elas mesmas, podendo também levar a tribunal os seus educadores.
O famoso psicólogo suíço, Jean Piaget, que visitou o orfanato Dom Sierot (A Casa dos Órfãos), fundado e dirigido por Korczak, disse dele o seguinte: «Este homem maravilhoso teve a coragem de confiar nas crianças e nos jovens, com os quais trabalhava, ao ponto de transferir para as suas mãos as ocorrências disciplinares e de confiar a certos indivíduos as tarefas mais difíceis e de grande responsabilidade».
Korczak criou a primeira revista redigida a partir de textos enviados por crianças, que se destinava sobretudo a jovens leitores, A Pequena Revista. Foi igualmente um dos pioneiros dos estudos sobre o desenvolvimento e a psicologia da criança, bem como do diagnóstico da educação.
Era judeu-polaco que toda a vida afirmou pertencer às duas nações, a hebraica e a polaca.
«Reformar o mundo quer dizer reformar a educação», preconizava Korczak.
Korczak é considerado um dos pioneiros da corrente pedagógica atualmente designada como “educação moral” , ainda que não tenha criado uma teoria sistemática sobre o assunto As suas ideias pedagógicas modernas baseavam-se na prática. Era contra a doutrina na didática, muito embora tivesse um bom conhecimento das correntes pedagógicas e psicológicas da sua época. De acordo com Igor Newerly não se identificava com nenhuma ideologia política concreta, nem doutrina educativa.
Não obstante, Janusz Korczak é apontado como precursor de várias correntes. Kolberg considera que a Comunidade Justa de Crianças (em inglês: Children Just Community) se baseia na prática de Korczak. Também há quem diga que Korczak e Paulo Freire têm ideias parecidas quanto à democracia na escola e à teoria do diálogo. Os defensores do amor pedagógico (em inglês: pedagogical love) baseiam a sua teoria no modelo de relações professor-aluno elaborado por ele . Outros autores vêem em Korczak e Martin Buber os princípios da corrente da “educação religiosa”. As ideias de Korczak são aplicadas na “ideologia da normalização” da educação das crianças deficientes mentais . A sua abordagem relativamente à educação das crianças influenciou as iniciativas legislativas empreendidas no pós-guerra em prol das crianças. A Polónia contribuiu grandemente para essas iniciativas, na medida em que tomou parte ativa na elaboração da Declaração dos Direitos da Criança em 1959 e promoveu a criação da Convenção sobre os Direitos da Criança, adotada pela Assembleia Geral nas Nações Unidas, em 1989.
Os elementos mais importantes da concepção de Korczak sobre a educação são os seguintes:a rejeição da violência – física e verbal, resultante da vantagem de ser mais velho ou do desempenho de uma função superior;a ideia de uma interação educativa entre adultos e crianças, que alargava a definição da pedagogia clássica; a convicção de que a criança é um ser humano do mesmo modo que um adulto; o princípio de que o processo educativo deveria levar em consideração a individualidade de cada criança; a crença de que a criança, melhor do que ninguém, sabe das suas necessidades, aspirações e emoções e, logo, deveria ter direito a emitir a sua opinião e a ser ouvida pelos adultos; o reconhecimento de que a criança tem direito ao respeito, à ignorância e ao fracasso, à privacidade, bem como às suas próprias opiniões e propriedade;o reconhecimento de que o processo de desenvolvimento de uma criança é um trabalho difícil. 



"Último tren a Treblinka. Una biografía para Janusz "

Este documentário conta a história do médico e pedagogo Janusz Korczak polonês, que morreu em um campo de extermínio nazista, em 1942, junto com 200 crianças de asilo que correram no gueto de Varsóvia. O trabalho foi feito com base em "Janusz Korczak, um mestre de humanidade" por Ruben Naranjo. (2002-23 min) ultimotrenatreblinka.blogspot.com 
por Diego Fidalgo

Teorias comportamentais e o tecnicismo pedagógico

As Principais Teorias de aprendizagem e seus educadores:

Teorias comportamentais e o tecnicismo pedagógico:


John Broadus Watson

Criada por John B. Watson, a teoria comportamentalista estuda somente aquilo que pode ser observado, e tem o homem como um de seus objetos de estudo.  Esta visão possibilita o conhecimento dos fatores que levam o ser humano a agir de maneiras diferentes de acordo com determinado estímulo ou experiência a que este venha a ser exposto, ou seja, o conhecimento dos fatores que levam a este comportamento e possibilita modificar este comportamento para  chegar-se a  resultados previamente estabelecidos. A principal ideia da teoria comportamentalista é o processo Estímulo-Resposta, e através deste princípio os pensadores desenvolveram suas teorias.


Dentre as principais teorias comportamentalistas, destacam-se:




  • Teoria do Reflexo:
O reflexo condicionado foi uma das primeiras abordagens realmente objetivas e científicas ao estudo da aprendizagem. Forneceu um modelo que podia ser replicado e verificado em laboratório.

  • Teoria Associacionista:
Antecessora do Comportamentalismo ou Behaviorismo, inspirada na filosofia empirista e positivista, atribuiu exclusivamente ao ambiente a constituição das características humanas e privilegia a experiência como fonte do conhecimento e de formação de hábitos de comportamento. Nesta abordagem, desenvolvimento e aprendizagem se confundem e ocorrem simultaneamente.
Aprendizagem consiste na formação de ligações estímulo-resposta, e são fixadas ou eliminadas em função das conseqüências. As associações que levam a um "estado  satisfatório" são aprendidas enquanto as que levam a um "estado desconfortável" tendem a ser eliminadas (Lei do Efeito).

  • Behaviorismo de Watson:

Aprendizagem ocorre a partir de um condicionamento das conexões estímulo-resposta herdadas pelos seres humanos chamadas reflexos.
Novas conexões estímulo-resposta podem ser construídas através do condicionamento clássico pavloviano. Segundo Watson, o meio ambiente exerce uma grande influência sobre o indivíduo.



  • Behaviorismo de Skinner:
O behaviorismo de Skinner fundamenta-se no fato de que a aprendizagem é basicamente uma mudança de comportamento que ocorre através de reforços imediatos e contínuos a uma resposta emitida pelo sujeito. Fortalecidas por sucessivas aproximações, as respostas serão emitidas cada vez mais adequadamente, até chegar ao comportamento desejado.
 O primeiro a trabalhar esta teoria é Ivan P. Pavlov (1849-1936), que traçou as bases desta. Seus estudos com cachorros possibilitaram suas descobertas no âmbito da fisiologia e mais tarde, interpretadas no âmbito da psicologia.

Ivan Pavlov : "Teoria dos reflexos condicionados":


Ivan Pavlov (1849-1936) foi fisiologista e médico russo. Criou a "Teoria dos Reflexos Condicionados". Recebeu o Premio Nobel em 1904, por seus trabalhos sobre a relação do sistema nervoso com o sistema digestivo.
Ivan Pavlov (1849-1936) nasceu na pequena cidade de Ryazan, na Rússia central, no dia 14 de setembro. Estudou num seminário religioso onde teve como mestre um sacerdote que lhe despertou o gosto pela ciência. Estudou Ciências Naturais na Universidade de São Petersburgo. Despertou o interesse em estudar Medicina, depois de ler "Os Reflexos do Cérebro", livro que detalhava as conexões entre nossas atividades físicas e nossas ações psicológicas. Seu objetivo era ser professor de fisiologia.
Em 1879 estava formado pela Academia Médica Militar. Instalou um laboratório e dedicou seu tempo à pesquisa fisiológica. Aos 41 anos foi nomeado professor de Farmacologia da Academia Militar e no ano seguinte assumiu o laboratório fisiológico montado no Instituto de Método Experimental de São Petersburgo.
Determinou que todas as funções do corpo eram controladas pelo sistema nervoso. Utilizou os cães em suas experiências. Durante as pesquisas notou que a boca do animal salivava não apenas quando era alimentado mas também quando via o alimento. Os cientistas acreditavam que a saliva fosse uma reação puramente fisiológica, mas Pavlov, através de seu famoso experimento mudou esse conceito. Colocou um cão em um pequeno quarto vazio. Tocava uma campainha ao mesmo tempo que mostrava a comida ao animal. A saliva surgia imediatamente. E desta forma ele repetidas vezes agiu da mesma forma. Com o passar do tempo, notou que a saliva aparecia quando a campainha era tocada sem que a comida fosse apresentada ao animal.
Em outra experiência Pavlov condicionou o alimento a uma luz circular. Mostrava também uma luz elíptica, mas neste momento o animal não recebia alimento. Em pouco tempo o cão só salivava quando aparecia a luz circular. Aos poucos Pavlov foi arredondando a luz elíptica, até torná-la uma quase circunferência, de modo que o animal não mais pudesse distinguir as duas figuras, ficando sem saber quando receberia comida.
Essa confusão levou o cão a uma situação de nervosismo que começou a correr em círculo e a uivar. Pavlov descobriu que era possível descondicionar o animal e curá-lo do colapso nervoso. O governo soviético, quando presidido por Lênine, deu apoio financeiro às experiências de Pavlov. 
Pavlov morreu no dia 27/02/1936, com 86 anos.
O filme abaixo ilustra bem os experimentos de Pavlov.




Gagné considera a aprendizagem como uma mudança interior e tenta integrar os conceitos básicos das Teorias Cognitivas e Comportamentais. Esta teoria convenciona que existem diferentes tipos ou níveis de aprendizado. A importância destas classificações é que cada tipo requer diferentes tipos de instrução. 








Gagné identifica cinco categorias de aprendizado: 
  1.  Informação verbal, 
  2.   Habilidades intelectuais, 
  3.  Estratégias cognitivas, 
  4.  Habilidades motoras 
  5.  Atitudes. 
Gagné sugere que tarefas de aprendizado para habilidades intelectuais podem ser organizadas em hierarquia, de acordo com a complexidade: 
  1. Reconhecimento de estímulo, 
  2. Geração de resposta, 
  3. Seguir procedimentos, 
  4. Uso da terminologia, 
  5. Discriminações, 
  6. Formação de conceito, 
  7. Aplicação de regras e 
  8. Resolução de problemas. 
Condições internas e externas diferentes são necessárias para cada tipo de aprendizado. Por exemplo: para que estratégias cognitivas sejam aprendidas é preciso que exista uma chance para se praticar o desenvolvimento de novas soluções para os problemas. Para aprender atitudes, a pessoa precisa ser exposta a um modelo verossímil de papel, ou a argumentos persuasivos. Gagné sugere que tarefas de aprendizado para habilidades intelectuais podem ser organizadas em hierarquia, de acordo com a complexidade:
A hierarquia é importante para identificar os pré-requisitos que devem ser completados para facilitar o aprendizado em cada um dos níveis. As hierarquias de aprendizado fornecem uma base para a seqüência de instrução.

A teoria propõe  nove eventos de instrução e processos cognitivos correspondentes:
1. obter atenção (recepção)
2. informar o objetivo para os aprendizes (expectativa)
3. estimular a lembrança do aprendizado anterior (recuperação)
4. apresentar o estímulo (percepção seletiva)
5. fornecer orientação de aprendizado (código semântico)
6. elicitar performance (resposta)
7. fornecer feedback (reforço)
8. avaliar o desempenho (recuperação)
9. aumentar a retenção e a transferência (generalização).

Estes eventos devem satisfazer ou fornecer as condições necessárias para o aprendizado e servir como base para criar a instrução e selecionar os meios apropriados.


http://penta2.ufrgs.br/edu/objetivo/gagne.html







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